Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), referentes ao período de janeiro a setembro de 2025, apontam que Santana de Parnaíba continua registrando queda nos principais indicadores de criminalidade.
Com isso, o município reafirma sua posição como a cidade mais segura da Região Metropolitana de São Paulo entre aquelas com mais de 100 mil habitantes.
No comparativo com o mesmo período de 2024, o número total de ocorrências caiu 5,7%, passando de 667 para 629 registros. A redução é reflexo de políticas públicas voltadas à segurança urbana que vêm sendo implantadas nos últimos anos.Entre os principais destaques está a queda de 57,14% nas tentativas de homicídio. Os casos de estupro diminuíram 14,29%, enquanto os de estupro de vulnerável recuaram 22,86%. Já os crimes contra o patrimônio também apresentaram melhora: os roubos em geral caíram de 100 para 87 casos — uma redução de 13%.
A cidade também segue sem registrar latrocínios (roubo seguido de morte) nos períodos analisados, reforçando o baixo índice de letalidade violenta mesmo com uma população superior a 150 mil habitantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o desempenho positivo está relacionado ao uso de ferramentas de inteligência, mapeamento criminal e patrulhamento direcionado em áreas estratégicas.
O município aposta em planejamento e tecnologia como pilares da segurança, buscando garantir mais tranquilidade e qualidade de vida à população.
Leia Também
Deic
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Grande São Paulo
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Ajuda
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Reforço
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Abastecimento
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Capital
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Barueri
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Transporte
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Tempo
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)
Segurança