Santana de Parnaíba segue se destacando no cenário da inovação no setor público. Após criar, em maio deste ano, o seu próprio Departamento de Inteligência Artificial (IA) — iniciativa pioneira entre os municípios —, a cidade já colhe os primeiros resultados da aplicação prática da tecnologia.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Serviços Digitais realizou, no Centro Administrativo Bandeirantes (CAB), um encontro voltado à conscientização e aprendizado sobre a utilização da assistente virtual Anna-IA. A apresentação foi direcionada aos servidores municipais.Desenvolvida internamente, a Anna-IA tem como objetivo aprimorar o atendimento à população por meio de canais digitais, como e-mail e WhatsApp. O diferencial do sistema é que ele será "treinado" pelos próprios funcionários públicos, que definirão as respostas ideais para as dúvidas mais frequentes dos munícipes.
De acordo com a prefeitura, em apenas três meses de funcionamento, a assistente virtual já foi responsável pelo envio de mais de 89 mil mensagens, totalizando cerca de 110 horas de atendimento automatizado. A IA tem contribuído para agilizar a comunicação, padronizar informações e otimizar o tempo dos servidores.
A gestão municipal aposta na tecnologia como ferramenta estratégica para promover eficiência, inovação e transparência na administração pública.
Leia Também
Deic
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Grande São Paulo
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Ajuda
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Reforço
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Abastecimento
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Capital
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Barueri
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Transporte
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Tempo
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)
Segurança