Os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba registraram redução nas ocorrências de roubo no acumulado de janeiro a agosto deste ano.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), foram, contabilizando nas duas cidades, 478 casos registrados no período de 2025, contra 574 no mesmo intervalo de 2024 — uma queda total de 16,72%.
Barueri anotou 398 crimes de roubos neste ano, período mencionado, ante 482 em 2024. Já Santana de Parnaíba, 80 contra 92, respectivamente.
De acordo com as administrações municipais, o levantamento aponta que a redução reflete os esforços conjuntos das forças de segurança municipais e estaduais, além de investimentos em tecnologia e patrulhamento ostensivo nas duas cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
A expectativa das administrações locais é manter a tendência de queda até o fim do ano, reforçando ações preventivas e ampliando a sensação de segurança da população.
Megaoperação
A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realiza uma megaoperação de segurança que seguirá até o fim do ano em todo o município.
Com foco na proteção dos moradores, a ação tem como objetivo intensificar a captura de foragidos da Justiça, apreensão de armas, combate a práticas ilegais e ações preventivas contra a criminalidade.
A operação é baseada em dados estratégicos do Departamento de Inteligência e acontece nas principais entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos, em horários alternados.
Leia Também
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)