A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (21) a operação Auditoria, com foco em desarticular uma organização criminosa responsável por mais de 80 pontos de tráfico de drogas na Grande São Paulo.
A ação mobilizou 240 policiais para cumprir 38 mandados de prisão e 110 de busca e apreensão em seis cidades: São Paulo, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi das Cruzes. Até o momento, 16 suspeitos foram presos.
De acordo com as investigações conduzidas pela 8ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), os alvos exercem funções de liderança e administração dentro da facção criminosa. Eles seriam responsáveis pelo cadastramento de novos membros, fiscalização interna e aplicação de punições a quem descumprisse regras da organização.Segundo o delegado Guilherme Leonel, que coordena a operação, apenas um dos pontos de venda investigados chegou a movimentar mais de R$ 700 mil em uma semana. "Investigações desse porte são fundamentais para enfraquecer o tráfico e atingir diretamente o núcleo de comando de uma das maiores facções do país", afirmou.
O nome da operação, Auditoria, faz referência à nomenclatura utilizada pela quadrilha para se referir aos seus gestores locais.
Durante a ação, foram apreendidos celulares, porções de drogas, dinheiro em espécie, documentos e cadernos com registros contábeis do tráfico. Os presos e materiais apreendidos foram encaminhados à sede da 8ª Cerco. A operação segue em andamento.
Leia Também
Previsão 2025/2026
Estado de SP se prepara para verão mais quente, com chuvas irregulares
Deic
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Grande São Paulo
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Ajuda
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Reforço
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Abastecimento
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Capital
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Barueri
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Transporte
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Tempo