(Prefeitura de Barueri)
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, está executando mais de 50 obras estratégicas com previsão de entrega até o primeiro semestre de 2027. Os investimentos abrangem áreas prioritárias como mobilidade urbana, educação, saúde, esportes e lazer.
Em 2025, a atual gestão entregou 24 intervenções, entre oito novas construções, três reconstruções e 13 reformas. Outras cinco obras estão em fase final e devem ser entregues até dezembro.Entre os destaques está o Parque da Juventude Rubens Furlan Junior, com inauguração marcada para o próximo domingo, 19 de outubro. O novo espaço de lazer, localizado na avenida Antonio Furlan, na Chácaras Marco, terá mais de 170 mil metros quadrados.
Entre as entregas realizadas em 2025 estão a Estação Cultural Jair Honório Domingos e a EMEIEF Anna Irene Mazaro de Freitas, ambas no Parque Viana, além do Espaço Cultural Luiz Odair de Souza, no Parque Imperial, e da nova UBS Roque Ribeiro Machado, no Jardim do Líbano.
Também foram reformadas e ampliadas unidades como a UBS Hélio Berzaghi, no Jardim Paulista, além da entrega de novas UBSs na Chácaras Marco e no Jardim Graziela. Projetos de mobilidade urbana incluem a nova ciclovia e ciclofaixa que ligam o Boulevard Central à Arena Barueri, além de sete residências de interesse social no Parque Santa Luzia e a implantação do viaduto no Jardim Califórnia, interligando ruas e vielas da região.
Obras contra enchentes e novas vias
Um dos principais projetos em execução é o Piscinão do Jardim Silveira, previsto para 2025. Com 24,5 metros de profundidade e capacidade para reter até 120 milhões de litros de água, o reservatório busca minimizar os impactos das chuvas na região.
Já para 2026, estão previstas obras estruturantes como o prolongamento da Avenida Barueri-Mirim (Belval), o alargamento da Avenida Dempachi Nakayama (Tupanci), a abertura de uma nova ligação viária entre a Avenida Ceci (Tamboré) e a Rua Tomé de Souza (Parque Imperial), além da extensão da Avenida Pirarucu, interligando Barueri e Carapicuíba.
Investimentos previstos para 2027
Até o primeiro semestre de 2027, a prefeitura projeta a conclusão de obras de grande porte, como a construção da nova Maternidade Municipal, na Vila Porto, ao lado do Centro de Diagnósticos.
Investimentos previstos para 2027
Até o primeiro semestre de 2027, a prefeitura projeta a conclusão de obras de grande porte, como a construção da nova Maternidade Municipal, na Vila Porto, ao lado do Centro de Diagnósticos.
Também está no cronograma a reconstrução da EMEI João Evangelista de Oliveira, no Jardim Mutinga, e a conclusão das obras de contenção e alargamento do Rio Cotia, no Jardim Maria Helena, com a construção de um novo pontilhão para melhorar a drenagem e a segurança da região.
Disputa
Pai de Neymar é alvo de ação judicial de R$ 58,9 milhões envolvendo mansão e imóvel em Alphaville
Segurança pública
Polícia recupera 52 mil celulares e veículos roubados ou furtados em SP
Inovação farmacêutica
Eurofarma recebe R$ 285 milhões do BNDES para desenvolver novos medicamentos
Articulação
Tarcísio prepara mudanças no secretariado e articula planos políticos para 2030
Violência reincidente
Suspeito de agredir idoso em Osasco está em regime aberto após condenação por homicídio
Mobilidade
Trevo de Alphaville tem todos os acessos liberados após conclusão de obras no km 23 da Castello Branco
Acidente fatal
Segunda morte é confirmada após muro desabar em SP
SEGURANÇA DIGITAL
Nova falha no Smart Sampa expõe imagens de 17 mil câmeras sem senha
Em Alphaville
Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Indefinição
Aneel deve retomar votação do processo sobre Enel São Paulo no dia 17