São Paulo | 21ºC
Qui, 12 de Março
Busca
Cidades

Residenciais de Alphaville e região oficializam plano conjunto de resposta a emergências

 A proposta fortalece a cooperação entre os condomínios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil em situações como incêndios, desastres naturais e acidentes

07 out 2025 - 07h49   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Residenciais de Alphaville e região oficializam plano conjunto de resposta a emergências (Divulgação)
No dia 30 de setembro, o 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri sediou a assembleia de constituição do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) dos Residenciais de Alphaville e região. A iniciativa, agora oficializada como associação civil sem fins lucrativos, passa a integrar o Sistema Estadual de Atendimento de Emergências, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 63.058/2017.

O PAM foi idealizado a partir das reuniões do Grupo G20, que há 11 anos reúne gestores de segurança dos residenciais de Santana de Parnaíba e Barueri. A proposta visa fortalecer a cooperação entre os condomínios, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil em situações de emergência, como incêndios, desastres naturais e acidentes.

Na assembleia, nove residenciais aderiram imediatamente: Alpha 2, 6, 8, 9 e 11; Gênesis II; Tamboré 1 e 11; e Villa Solaia. Outros aguardam aprovação interna para integrar a rede. O plano não exige contribuição financeira, operando com base em articulação técnica, apoio mútuo e compartilhamento de boas práticas. 

Segundo o estatuto aprovado, o PAM será administrado por representantes dos residenciais, com apoio técnico do Corpo de Bombeiros, que seguirá no comando operacional. Estão previstas capacitações, simulados e protocolos conjuntos de resposta rápida.

A criação do PAM é considerada um marco na construção de uma rede de segurança comunitária e poderá servir como modelo para outras regiões do Estado.

Leia Também
Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Aplicativo Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Governo de SP cria sistema para registrar violência contra a mulher no local da ocorrência
Proteção Governo de SP cria sistema para registrar violência contra a mulher no local da ocorrência
Frente fria derruba temperaturas e traz chuva ao Sudeste a partir desta terça (10)
Tempo Frente fria derruba temperaturas e traz chuva ao Sudeste a partir desta terça (10)
Arsesp mantém corte na pressão da água por 10 horas diárias para preservar sistema
Estiagem Arsesp mantém corte na pressão da água por 10 horas diárias para preservar sistema
Manutenção emergencial da Sabesp afeta abastecimento em Santana do Parnaíba
Fornecimento Manutenção emergencial da Sabesp afeta abastecimento em Santana do Parnaíba
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas até quarta (11)
Previsão do tempo Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas até quarta (11)
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
São Paulo concentra oito das dez rodovias mais bem avaliadas do país
Ranking São Paulo concentra oito das dez rodovias mais bem avaliadas do país
Barueri planeja construir centro especializado para ampliar atendimento a pessoas com autismo
TEA Barueri planeja construir centro especializado para ampliar atendimento a pessoas com autismo
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros
Crise no abastecimento Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros