A Agência Nacional de Águas (ANA), em conjunto com órgãos estaduais de SP, MG e RJ, autorizou de forma excepcional a captação suplementar de água da usina hidrelétrica de Jaguari para o reservatório Atibainha, parte do Sistema Cantareira.
A captação suplementar entre os reservatórios Jaguari e Atibainha está autorizada até 31 de dezembro de 2025, com vazão média de até 7,6 m³/s. A medida será suspensa se o Sistema Cantareira ultrapassar 60% de seu volume útil.
A Sabesp deve adotar ações para mitigar impactos nos usos da água, e os limites mínimos de vazão a jusante de Santa Cecília foram mantidos (71 m³/s de defluência e 119 m³/s de bombeamento para o rio Guandu).
A medida, solicitada pela Sabesp, visa enfrentar a forte estiagem na Região Metropolitana de São Paulo. Com isso, o volume máximo anual a ser transferido sobe de 162 hm³ para 186,7 hm³ — um acréscimo de 24,7 hm³, equivalente a 1% do volume útil do Sistema Paraíba do Sul.
Condições da captação extraA captação suplementar entre os reservatórios Jaguari e Atibainha está autorizada até 31 de dezembro de 2025, com vazão média de até 7,6 m³/s. A medida será suspensa se o Sistema Cantareira ultrapassar 60% de seu volume útil.
A Sabesp deve adotar ações para mitigar impactos nos usos da água, e os limites mínimos de vazão a jusante de Santa Cecília foram mantidos (71 m³/s de defluência e 119 m³/s de bombeamento para o rio Guandu).
A decisão busca garantir o abastecimento público diante da estiagem na Grande São Paulo, priorizando o consumo humano, conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos. Segundo os órgãos responsáveis, a medida não comprometerá significativamente o volume do Jaguari.
Cooperação federativa
O comunicado foi assinado pela diretora-presidente da ANA, Verônica Sánchez da Cruz Rios, pela diretora-presidente da SP Águas, Camila Rocha Cunha Viana, pelo diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, e pelo presidente do INEA/RJ, Renato Jordão Bussiere. A decisão destaca a importância do compartilhamento racional e integrado dos recursos hídricos da bacia do rio Paraíba do Sul, que abastece milhões de pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (SP).
Leia Também
Previsão 2025/2026
Estado de SP se prepara para verão mais quente, com chuvas irregulares
Deic
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Grande São Paulo
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Ajuda
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Reforço
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Abastecimento
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Capital
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Barueri
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Transporte
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Tempo