(Raylton Alves/Banco de Imagens ANA)
A Agência Nacional de Águas (ANA), em conjunto com órgãos estaduais de SP, MG e RJ, autorizou de forma excepcional a captação suplementar de água da usina hidrelétrica de Jaguari para o reservatório Atibainha, parte do Sistema Cantareira.
A captação suplementar entre os reservatórios Jaguari e Atibainha está autorizada até 31 de dezembro de 2025, com vazão média de até 7,6 m³/s. A medida será suspensa se o Sistema Cantareira ultrapassar 60% de seu volume útil.
A Sabesp deve adotar ações para mitigar impactos nos usos da água, e os limites mínimos de vazão a jusante de Santa Cecília foram mantidos (71 m³/s de defluência e 119 m³/s de bombeamento para o rio Guandu).
A medida, solicitada pela Sabesp, visa enfrentar a forte estiagem na Região Metropolitana de São Paulo. Com isso, o volume máximo anual a ser transferido sobe de 162 hm³ para 186,7 hm³ — um acréscimo de 24,7 hm³, equivalente a 1% do volume útil do Sistema Paraíba do Sul.
Condições da captação extraA captação suplementar entre os reservatórios Jaguari e Atibainha está autorizada até 31 de dezembro de 2025, com vazão média de até 7,6 m³/s. A medida será suspensa se o Sistema Cantareira ultrapassar 60% de seu volume útil.
A Sabesp deve adotar ações para mitigar impactos nos usos da água, e os limites mínimos de vazão a jusante de Santa Cecília foram mantidos (71 m³/s de defluência e 119 m³/s de bombeamento para o rio Guandu).
A decisão busca garantir o abastecimento público diante da estiagem na Grande São Paulo, priorizando o consumo humano, conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos. Segundo os órgãos responsáveis, a medida não comprometerá significativamente o volume do Jaguari.
Cooperação federativa
O comunicado foi assinado pela diretora-presidente da ANA, Verônica Sánchez da Cruz Rios, pela diretora-presidente da SP Águas, Camila Rocha Cunha Viana, pelo diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, e pelo presidente do INEA/RJ, Renato Jordão Bussiere. A decisão destaca a importância do compartilhamento racional e integrado dos recursos hídricos da bacia do rio Paraíba do Sul, que abastece milhões de pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (SP).
Paradas estratégicas
Ecovias Raposo Castello destaca atrações turísticas próximas às rodovias
Abastecimento
Sabesp inicia obra para aumentar oferta de água para a Grande SP
Consórcio Intermunicipal
Prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, é eleito presidente do CIOESTE
Telefones
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028
Cidades
Ventos fortes danificam parte do forro do Alpha Square Mall
Investigação
Delegado apura se autor de homicídios em Alphaville estava em liberdade provisória
Arena Nick
Shopping Tamboré estende atrações e anuncia encontros com personagens da Nickelodeon
Estado de SP
Divisão de Crimes Cibernéticos fecha 2025 com média de um caso resolvido por dia
Telas
Pare de Adivinhar Dimensões Como o Corte Automático Livra Criadores do Esgotamento por Proporção de Tela
Habilitação
CNH fica mais barata e rápida em SP: veja as mudanças anunciadas