O município de Barueri voltou a ganhar projeção no cenário nacional ao figurar entre os primeiros colocados no Connected Smart Cities 2025, um dos mais relevantes estudos sobre inovação e desenvolvimento urbano do país. A cidade alcançou a 4ª posição no ranking regional Sudeste, ficou em 7º lugar no ranking geral nacional e ainda foi reconhecida com o 1º lugar no ranking de Cidades Inteligentes do Banco do Brasil.
Os resultados foram anunciados na última terça-feira (23), durante a cerimônia de premiação realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Barueri foi representada pelos secretários municipais de Tecnologia e Inovação, Jonatas Randal, e de Mobilidade Urbana, José Luiz Pinheiro Oliveira.
Ranking avalia 11 áreas estratégicas
Elaborado pela Necta, em parceria com a Urban Systems, o Connected Smart Cities analisa o nível de inteligência e conectividade de cidades brasileiras, com base em 74 indicadores distribuídos por 11 eixos temáticos: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Saúde, Segurança, Tecnologia e Urbanismo.
O objetivo do levantamento é identificar quais municípios estão mais preparados para promover qualidade de vida por meio de soluções inovadoras, sustentáveis e integradas ao cotidiano da população.
A posição de destaque de Barueri reforça o esforço da administração municipal em investir em tecnologia, infraestrutura e políticas públicas que tornem a cidade cada vez mais eficiente, inclusiva e conectada.
Referência nacional em desenvolvimento urbano e inovação, Barueri ampliou sua visibilidade em 2025 ao conquistar, pela primeira vez, o 1º lugar no ranking de Cidades Inteligentes do Banco do Brasil. O reconhecimento se soma ao desempenho consistente da cidade nos últimos anos, especialmente na área econômica, onde Barueri já figurava entre as líderes do país.
De acordo com o Banco do Brasil, a premiação leva em consideração critérios como a modernização da gestão pública, o uso de tecnologia integrada e a aplicação de inovação nos serviços prestados à população — pilares que colocam a cidade em destaque nacional quando o assunto é inteligência urbana.
Crescimento no ranking geral
No levantamento geral do Connected Smart Cities 2025, elaborado pela Necta e Urban Systems, Barueri subiu duas posições em relação ao ano anterior, passando da 9ª para a 7ª colocação, com 56,93 pontos. A cidade segue firme entre os dez municípios mais inteligentes do Brasil.
O ranking nacional é liderado por Vitória (ES), seguida por Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Recife (PE) e, na sequência, Barueri (SP). Completam o top 10: Santos (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).
O desempenho de Barueri reforça o comprometimento da gestão municipal com a inovação, eficiência administrativa e qualidade de vida da população.
Leia Também
Estado de SP se prepara para verão mais quente, com chuvas irregulares
Polícia faz operação contra rede de lavagem de dinheiro do crime organizado
Acidente com cinco carretas causa 21 km de filas no Rodoanel
Saiba como acionar a rede de proteção em casos de violência contra a mulher
Ecovias lança viatura que agiliza socorros e reboques na Raposo Tavares
Sistema Cantareira opera com 20,7% de capacidade
Mulher arrastada foi vítima de tentativa de feminicídio, diz delegado
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô