Temperatura média deve ficar abaixo dos 22ºC (Agência Brasil)
O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 (horário de Brasília) desta sexta-feira (20) e termina em 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação é marcada pelo período menos chuvoso.
"Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22 graus Celsius (°C) sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil", destacou o instituto.
"Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22 graus Celsius (°C) sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil", destacou o instituto.
Chuva x temperatura
A previsão para o inverno no Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média. As temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região. E não se descarta a possibilidade de entrada de massas de ar frio em alguns dias, podendo ocorrer formação de geadas em pontos isolados de áreas com altitude elevada.
"Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiro e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente em estradas, áreas serranas e aeroportos", alertou o Inmet.
Barueri e Santana de Parnaíba
Em Barueri e Santana de Parnaíba, o fim de semana será de períodos de céu nublado e possibilidade de chuva no domingo (22). O termômetro deve oscilar entre 14ºC e 24ºC. Na próxima terça-feira (24), a máxima não deve passar dos 15ºC. A previsão é da Climatempo.
IR 2026
UNIP Alphaville oferece atendimento gratuito para declaração do Imposto de Renda em maio
Direito do consumidor
Sabesp é obrigada a instalar equipamentos contra ar em tubulações em cidades paulistas
Clima
Feriado de 1º de maio deve ter tempo firme, mas no domingo o clima esfria
Movimento nas estradas
Concessionárias alertam para alto volume de veículos durante o feriado de 1º de maio
Feriado
Confira o que abre e fecha no Dia do Trabalhador
Segurança
Operação Muralha Paulista captura 34 foragidos e realiza prisões em flagrante
Ação policial
Polícia de SP devolve mais de 380 celulares roubados
Novidade
Marco Vinholi estreia na Jovem Pan com programa voltado ao empreendedorismo
Ferramenta
Região já registra alertas de insegurança no Waze em trechos de grande movimento
Tráfego
ViaOeste libera novo acesso no Trevo de Alphaville nesta quarta (29)