São Paulo | 29ºC
Sex, 13 de Fevereiro
Busca
Prevenção

Santana de Parnaíba organiza força-tarefa para época de chuvas

Defesa Civil realiza o monitoramento, análise e mapeamento de áreas de risco, incluindo em Alphaville 

31 jan 2025 - 08h16   atualizado em 02/12/2025 às 09h52
Santana de Parnaíba organiza força-tarefa para época de chuvas Defesa Civil realiza monitoramento meteorológico diário, informando a previsão de risco geo-hidrológico e medição pluviométrica (Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para temporais de intensidade moderada a forte em todo o estado até domingo (2/2). Diante desse cenário de aumento das pancadas de chuva, Santana de Parnaíba tem intensificado as ações preventivas para evitar alagamentos e danos, incluindo em Alphaville. 

Para esta época do ano, a Defesa Civil da cidade tem realizado o monitoramento, análise e mapeamento de áreas de risco. "Diariamente, os agentes vêm realizando vistorias e atendimentos de emergências, percorrendo diversos bairros orientando moradores sobre a importância da prevenção quanto deslizamento de terra, queda de árvores e locais sujeitos a inundações, entre outras", destacou. 

Ainda segundo a gestão, diversas ações foram tomadas em Alphaville e em outros bairros em 2024 e que devem ser intensificadas em 2025, como monitoramento meteorológico diário, com a emissão de relatório informando a previsão de risco geo-hidrológico e medição pluviométrica diária, classificação e reclassificação do mapa de risco x carta de suscetibilidade e melhoria do sistema de informações da Defesa Civil. 

A gestão informou que de 2024 até o momento, não houve registro de pontos de alagamento em Alphaville, no lado que pertence a cidade. 

Poda de árvores 

A poda de árvores também é de grande importância nesta época do ano para evitar acidentes. Segundo a prefeitura, no ano de 2024, foram recebidas 50 ocorrências com quedas de árvores e 241 de árvores com risco de queda, totalizando 291 chamados realizados. 

"Em Alphaville/Tamboré, houve, no mesmo período, 53 ocorrências de árvores com risco de queda", apontou.

A prefeitura informou que, para solicitar a poda de árvores, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (11 95653-4852) ou acessar o site (santanadeparnaiba.sp.gov.br), onde é possível abrir uma solicitação pelo Sistema de Gestão Eletrônica de Protocolos, preencher o formulário e incluir documento com foto, descrição e a inclusão de imagem.  

Leia Também
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Previsão Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Expediente Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Produto na piscina Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Investigação Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
Luto Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Transporte CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Luz Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado
Região Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado
Grande SP terá reforço no abastecimento de água durante o Carnaval
Sabesp Grande SP terá reforço no abastecimento de água durante o Carnaval
Violência contra a mulher: Polícia Civil prende 150 agressores no Estado de SP
Operação M — Carnaval Seguro Violência contra a mulher: Polícia Civil prende 150 agressores no Estado de SP
Mais Lidas
Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Eixo viário Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Santana de Parnaíba Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Santana de Parnaíba recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de energia solar
Destaque Santana de Parnaíba recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de energia solar
Câmara de Barueri aprova reajuste de 10% para servidores a partir de maio
Aumento Câmara de Barueri aprova reajuste de 10% para servidores a partir de maio