Ministério da Saúde estima que 1,2 milhão de pessoas no Brasil sofrem da doença (Foto: @felipebarros)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
No início deste mês, o Grupo Fleury começou a disponibilizar o exame de sangue PrecivityAD2TM para o diagnóstico da doença de Alzheimer, um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta através da deterioração cognitiva e da memória, comprometimento das atividades diárias e sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais. O teste identifica proteínas que indicam a presença ou ausência de placas amiloides cerebrais, uma característica patológica da doença.
A novidade já está disponível em Alphaville, na unidade do Fleury Medicina e Saúde. À reportagem, o grupo afirmou que o exame custa R$ 3.600 e é indicado para pessoas que já apresentam sinais e sintomas de declínio cognitivo."O diagnóstico precoce da doença de Alzheimer impacta diretamente nas intervenções clínicas relacionadas à doença, algo que resulta em um desfecho clínico mais favorável ao paciente. Essa inovação traz um benefício imenso à sociedade, visto que não é procedimento radioativo ou invasivo como outros que existem para detecção ou exposição desnecessária à radiação", destacou Edgar Gil Rizzatti, presidente de Unidades de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury.
Um dos grandes diferenciais deste teste é que ele não é invasivo, já que o diagnóstico é obtido a partir de uma amostra de sangue, e é mais barato do que o PET amiloide, um exame de imagem que é considerado o padrão-ouro para a identificação do quadro.
Segundo o Fleury, é utilizado a técnica de espectrometria de massa para analisar diferentes proteínas relacionadas à deficiência cognitiva. Os resultados do teste são comparáveis às imagens PET-amiloide cerebral.
"Nesta técnica, as proteínas são extraídas e depois digeridas em peptídeos (...) O teste atingiu precisão de 88% quando comparado aos resultados quantitativos do PET-amiloide cerebral", apontou a empresa.
As amostras são preparadas na Central Técnica do Fleury e encaminhadas para avaliação nos Estados Unidos. O exame pode ser realizado mediante pedido médico e o resultado é liberado em cerca de 20 dias.
Cultura
Governo de SP sanciona lei que garante sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo
Investigação
Caso Orelha: polícia pede internação de adolescente envolvido no crime
Mudança
Projeto prevê inspeção veicular obrigatória para carros com mais de cinco anos
Novidades
Superintendente do Shopping Tamboré anuncia chegada da academia Nitrogym e novas marcas
Mobilidade urbana
Enquete revela que trânsito é a área que mais precisa de melhorias em Alphaville
Crimes virtuais
Nove em cada dez pessoas já foram alvo de tentativas de golpes digitais no estado de SP
Networking moderno
As melhores soluções de cartões de visita digitais para uso profissional em 2026
Relatos anônimos
São Paulo tem serviço online para denunciar maus-tratos contra animais
Meteorologia
Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e tempestades nesta segunda e terça-feira
Tempo
Defesa Civil do Estado alerta para temporais e chuvas persistentes nesta sexta (30)