São Paulo | 16ºC
Qui, 14 de Maio
Busca
Telemarketing

Reclamações por ligações abusivas já ultrapassam número de 2022

Dados são do Procon de Santana de Parnaíba e se referem a este ano. Estado conta com programa "Não Me Ligue"

18 ago 2023 - 08h29   atualizado em 02/12/2025 às 09h49
Reclamações por ligações abusivas já ultrapassam número de 2022 Em 2022, Santana de Parnaíba registrou um total de 248 reclamações por ligações abusivas (Foto: Folha de Alphaville)
Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Recentemente, moradores de Alphaville utilizaram as redes sociais para expressar insatisfação com ligações invasivas de empresas oferecendo produtos, empréstimos e outros serviços. Uma moradora mencionou: "Estou cansada das ligações dessa empresa oferecendo um cartão pré-aprovado. É um abuso incrível, já que nunca pedi um cartão. E o pior é que as ligações são constantes; bloqueio um número e eles ligam de outro."

Outra pessoa relatou: "Recebia de 20 a 30 ligações diárias, dizendo que eu estava pré-aprovada para ser revendedora de uma marca. Eu bloqueava os números, mas eles continuavam ligando de novos números com o mesmo prefixo."

Este ano, o número de queixas relacionadas a ligações invasivas em Santana de Parnaíba ultrapassou o total registrado em 2022. Dados do Procon da cidade revelaram que até julho, foram registradas 268 reclamações desse tipo. No ano anterior, o total de queixas não ultrapassou 248 registros, enquanto em 2021 foram reportados 364 casos.

"As empresas de telefonia, bancos e serviços essenciais foram as mais citadas em reclamações em 2022. Os moradores podem denunciar pelos sites procon.sp.gov.br e consumidor.gov, bem como nos atendimentos dos Procons municipais", indicou o Procon.

O Procon de Barueri afirmou que, até o momento, não recebeu reclamações sobre ligações invasivas, mas orientou os consumidores que buscassem o órgão para tratar desse problema.

"Não Me Ligue"
O Procon-SP informou que os consumidores do estado de São Paulo podem utilizar o programa "Não Me Ligue". Por meio desse programa, é possível cadastrar os números de telefone no site (bloqueio.procon.sp.gov.br/#/) para evitar receber ligações de telemarketing. Após 30 dias, as empresas ficam proibidas de ligar para os números cadastrados.

"Os números cadastrados permanecem bloqueados por tempo indeterminado e podem ser cancelados a qualquer momento. Também é possível registrar reclamações contra empresas que desrespeitem o bloqueio", ressaltou o órgão.

Até maio deste ano, o programa recebeu 14.246 reclamações de consumidores cadastrados. No ano passado, esse número atingiu um total de 53.194 queixas.
Leia Também
IPVA 2026 entra na reta final em São Paulo com vencimentos até 23 de maio
Imposto IPVA 2026 entra na reta final em São Paulo com vencimentos até 23 de maio
Senado aprova renovação automática da CNH para bons condutores
Direção Senado aprova renovação automática da CNH para bons condutores
Após explosão no Jaguaré, 19 imóveis seguem interditados pela Defesa Civil
Acidente Após explosão no Jaguaré, 19 imóveis seguem interditados pela Defesa Civil
USP abre inscrições para visitas monitoradas e retoma feira de profissões presencial em 2026
Educação USP abre inscrições para visitas monitoradas e retoma feira de profissões presencial em 2026
Frente fria se mantém e Defesa Civil alerta para nevoeiro, geadas e baixa umidade em SP
Clima Frente fria se mantém e Defesa Civil alerta para nevoeiro, geadas e baixa umidade em SP
Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Barueri Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Santander realiza leilão on-line com mais de 200 imóveis nesta terça (12)
Imóveis Santander realiza leilão on-line com mais de 200 imóveis nesta terça (12)
Johnny Rockets e Pepsi apostam na reta final da Champions League com ação especial em SP
Ação promocional Johnny Rockets e Pepsi apostam na reta final da Champions League com ação especial em SP
Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026
Eleições 2026 Justiça Eleitoral abre inscrições para mesários voluntários nas eleições de 2026
Aneel mantém prazo até 13/05 para Enel SP presentar defesa
Distribuição de energia Aneel mantém prazo até 13/05 para Enel SP presentar defesa
Mais Lidas
Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Barueri Obras nas marginais da Castello Branco provocam interdições noturnas a partir de hoje (11)
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Liminar do TSE mantém Furlan elegível e decisão recente reforça suspensão de condenação
Política regional Liminar do TSE mantém Furlan elegível e decisão recente reforça suspensão de condenação
Aneel mantém prazo até 13/05 para Enel SP presentar defesa
Distribuição de energia Aneel mantém prazo até 13/05 para Enel SP presentar defesa