Carla faz a campanha de conscientização por diferentes meios, incluindo nas redes sociais. Em seu Instagram, ela conta com mais de 100 mil seguidores (Foto: Arquivo pessoal)
Nove de janeiro de 2023. Esse foi o dia que a moradora de Alphaville Carla Müller Mendes (@camuller83), de 40 anos, renasceu. Foi nesta data que seu novo coração chegou ao hospital onde estava internada para que fosse feita a cirurgia de transplante.
Segundo ela, que nasceu com Cardiomiopatia Arritmogênica do Ventrículo Direito, uma doença genética e degenerativa, foram nove meses internada à espera de um órgão. Durante esse período, Carla notou a escassez de informações sobre o assunto e decidiu iniciar uma campanha de conscientização em suas redes sociais. Atualmente, ela conta com mais de 100 mil seguidores que a acompanham nessa jornada."Durante minha internação, fiz muitos amigos que, infelizmente, faleceram devido à demora na chegada de um órgão. Eu tento conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Faço isso por meio do Instagram, participando de palestras, podcasts, entrevistas na mídia e promovendo a caminhada Setembro Verde, na qual distribuirei camisetas, infláveis e cartazes", explicou.
"Meu sonho é levar palestras para as escolas, de uma maneira lúdica, por meio de cartilhas e atividades divertidas. Quero mudar a cultura do Brasil em relação à doação de órgãos. Esse é um ato de extrema bondade, capaz de salvar mais de dez vidas", declarou Carla.
Uma enquete feita nas redes sociais da Folha de Alphaville na quarta-feira (21) revelou que 58% dos moradores do bairro que responderam se declaram doadores de órgãos e 42% não.
Além disso, no levantamento, 19% afirmaram que familiares já precisaram da doação de algum órgão. Mais de 160 pessoas participaram da enquete.
Como ser um doador
De acordo com o Ministério da Saúde, para ser um doador de órgãos, é necessário avisar a família sobre essa vontade. Isso porque, no Brasil, a doação só será realizada após a autorização dos familiares.
Muralha Paulista
Saiba como integrar a sua câmera no maior sistema de segurança do país
TEA
Moda inclusiva criada por mãe de Alphaville chega ao Brasil
Cultura
Governo de SP sanciona lei que garante sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo
Investigação
Caso Orelha: polícia pede internação de adolescente envolvido no crime
Mudança
Projeto prevê inspeção veicular obrigatória para carros com mais de cinco anos
Novidades
Superintendente do Shopping Tamboré anuncia chegada da academia Nitrogym e novas marcas
Mobilidade urbana
Enquete revela que trânsito é a área que mais precisa de melhorias em Alphaville
Crimes virtuais
Nove em cada dez pessoas já foram alvo de tentativas de golpes digitais no estado de SP
Networking moderno
As melhores soluções de cartões de visita digitais para uso profissional em 2026
Relatos anônimos
São Paulo tem serviço online para denunciar maus-tratos contra animais