Segundo o Procon-SP, postos devem informar o preço real destacado, o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo, e o valor do desconto (Foto: Graziela Costa/Folha de Alphaville)
Recentemente, moradores de Alphaville reclamaram nas redes sociais sobre a falta de clareza dos preços originais de combustíveis em alguns postos, sem o desconto oferecido nos aplicativos de fidelização dos estabelecimentos.
"Anúncio gigante do litro da gasolina a R$ 5,27 e quando você vai pagar, R$6,90. Só pra quem tem o aplicativo", destacou um morador nas redes.
À reportagem, o Procon-SP explicou que o Decreto Federal 10.634/2021 prevê que, quando houver concessão de descontos vinculados ao uso de aplicativos de fidelização, deverão ser informados ao consumidor o preço real, de forma destacada, o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo, e o valor do desconto."É direito do consumidor visualizar o preço real do combustível antes mesmo de entrar no posto, ou seja, é dever do posto informar em destaque o preço real. Em 2022, nos 2.493 postos fiscalizados no estado, constatamos 506 irregularidades, sendo uma das mais comuns, informações imprecisas de preços com aplicativos", enfatizou o órgão.
O consumidor pode registrar reclamação deste tipo de irregularidade no site do Procon-SP (procon.sp.gov.br).
Em Santana de Parnaíba
Apesar das reclamações, o Procon Municipal de Santana de Parnaíba informou que, tanto em 2022 como neste ano, não foram registradas reclamações relacionada a este tópico em postos da cidade.
Apesar das reclamações, o Procon Municipal de Santana de Parnaíba informou que, tanto em 2022 como neste ano, não foram registradas reclamações relacionada a este tópico em postos da cidade.
Violência
Brasil atinge recorde de feminicídios em 2025: quatro mortes por dia
Programa SP Mobile
Governo de SP passa a notificar celular roubado por número verificado
Tráfego
Obras no Rodoanel Oeste terão interdições noturnas para lançamento de vigas
Muralha Paulista
Saiba como integrar a sua câmera no maior sistema de segurança do país
TEA
Moda inclusiva criada por mãe de Alphaville chega ao Brasil
Cultura
Governo de SP sanciona lei que garante sessões de cinema adaptadas para pessoas com autismo
Investigação
Caso Orelha: polícia pede internação de adolescente envolvido no crime
Mudança
Projeto prevê inspeção veicular obrigatória para carros com mais de cinco anos
Novidades
Superintendente do Shopping Tamboré anuncia chegada da academia Nitrogym e novas marcas
Mobilidade urbana
Enquete revela que trânsito é a área que mais precisa de melhorias em Alphaville