São Paulo | 15ºC
Sáb, 22 de Agosto
Cidades

Após dois anos, Barueri e Santana de Parnaíba planejam esquenta para o Carnaval

Cidades devem realizar pré-evento com bloquinhos para crianças e adultos 

27 jan 2023 - 08h05   atualizado em 02/12/2025 às 09h48
Após dois anos, Barueri e Santana de Parnaíba planejam esquenta para o Carnaval Em Parnaíba, pré-carnaval deve começar no dia 2 de fevereiro, com desfiles de alguns blocos carnavalescos da cidade (Foto: Divulgação/Secom Santana de Parnaíba)

A pouco mais de 20 dias para o feriado de Carnaval, as cidades já começam a esquentar os tamborins. A festividade ficou suspensa por dois anos por conta da pandemia da Covid-19 e retorna com tudo neste ano. 

Em Barueri, haverá um pré-carnaval, segundo confirmou a Secretaria de Cultura e Turismo. A festa acontecerá no dia 12 de fevereiro, das 14h às 18h, na Praça das Artes (Rua Min. Rafael de Barros Monteiro 255). O bloco "Sainha de Chita", conhecido por animar o público infantil desde 2007, vai embalar o evento gratuito. 

O Carnaval será celebrado no dia 20 de fevereiro, a partir das 15h, em frente ao Ginásio José Corrêa (Av. Guilherme Perereca Guglielmo 1000), com o desfile da escola de samba Oba Oba, às 17h, Mocidade Marihá, às 18h, Cadência Paulista, às 20h, e Gang para fechar a noite de apresentações, às 21h.

Para esta retomada do Carnaval, segundo Pedro Donizete, presidente da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e das Escolas de Samba de Barueri, o tema será "Resgatando a Cultura". 

"O público presente pode ter certeza que as escolas de samba estão lutando para colocar um desfile com muita garra e muita vontade em fazer a nossa cultura. Sabemos que o tempo está sendo o vilão para poder trabalhar, mas vamos fazer de tudo para colocar as escolas da melhor forma", destacou. 

Parnaíba 

Já em Santana de Parnaíba, de acordo com uma apuração feita pela reportagem, o esquenta do tradicional Carnaval da cidade deve começar no dia 2 de fevereiro, às 21h30, com o bloco "Pé Vermeio", no Espaço Henrique Preto (Praça 14 de Novembro). 

A festa segue no dia 3, às 23h, com "Pinga com Mel", no Cemic (Largo da Matriz 49). No dia 9, às 21h, será a vez do bloco "Galo Garnisé", no Espaço Henrique Preto. O "Galo Preto" se apresenta no dia 10, às 20h30, no Cemic. Já no dia 11, às 20h30, terá "Berro do Sexo Forte" e, a meia-noite, "Esquenta do Sambão", na Estrada dos Romeiros, 28. O esquenta será finalizado no dia 15, às 21h30, com o "Grito da Noite", manifestação folclórica secular, em uma apresentação no Cemic.

Já a festa carnavalesca deve começar oficialmente no dia 17, às 23h, com o "Grito da Noite", no Cemic, e segue até 21. Durante esses dias, devem acontecer apresentações dos blocos "Batucada Abençoada", "Vovô da Serra do Japi", "Abayomi", "Pé Vermeio", "Bertinho", "União da Vila do Refúgio", além de matinê para a criançada. A programação pode sofrer alterações.

"Eu acho que 2023 será o Carnaval dos Carnavais. Para quem gosta, para quem curte a festa, dois anos foi um tempo longo de espera para curtir isso. O bloco está muito animado para subir no coreto, animais as pessoas como costumamos fazer todo ano", disse Cristina Machado Silva, umas das organizadoras do bloco. 

Leia Também
São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Na disputa São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Aviação Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
Virada no clima Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Combate ao crime PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Universidade Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Campanha nacional Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Contrato Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Uso do solo Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Últimos dias Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Fatalidade Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Mais Lidas
Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Fiscalização de trânsito Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Promessa nacional Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Crime ambiental Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis
Folha Content Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis