São Paulo | 14ºC
Ter, 27 de Outubro
Cidades

Voltada à indústria 4.0, Fatec em Parnaíba será inaugurada no dia 31

 Unidade, que fica na Fazendinha, capacitará jovens por meio de tecnologias de informação emergentes

18 out 2019 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Voltada à indústria 4.0, Fatec em Parnaíba será inaugurada no dia 31 Local contará com 14 salas de aula, oito laboratórios de informática, ambientes de projetos e sala de empresa júnior (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, as profissões ligadas à tecnologia estão entre as que mais irão crescer no setor nos próximos anos. Pensando em suprir esta demanda do mercado de trabalho, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) que será inaugurada no dia 31, em Santana de Parnaíba, terá cursos voltados para a indústria 4.0. O objetivo é capacitar os jovens na informatização da manufatura por meio das tecnologias de informação emergentes, como a Internet das Coisas. 

A novidade para a inauguração é o curso de Segurança da Informação, em que o aluno aprenderá sobre como manter a infraestrutura, integridade e controle de acesso aos dados e arquivos digitais de uma empresa para evitar, por exemplo, ataques de hackers. A unidade oferecerá ainda cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Gestão Comercial. 

O local, que fica no bairro da Fazendinha (Estrada Tenente Marques 5300), terá 14 salas de aula, oito laboratórios de informática, ambientes de projetos, sala de empresa júnior, biblioteca e um auditório com capacidade para aproximadamente 100 pessoas. Segundo a prefeitura da cidade, até mil alunos serão formados por ano.

De acordo com o prefeito Elvis Cezar, em recente entrevista à Folha de Alphaville, o objetivo é consolidar a cidade de Santana de Parnaíba como um polo tecnológico do País. "A expectativa é de que os estudantes saiam dos cursos já direcionados, com uma vocação. Já firmamos parceria com empresários da região a fim de assimilar essa nova leva de profissionais", ressaltou. 

Parcerias
Como antecipado pela reportagem, a Equinix, empresa que conecta as principais corporações do mundo, dentro de data centers, será parceira da Fatec 4.0. "A empresa ajudará na formação de mão de obra capacitada para suprir a crescente demanda de profissionais da área de tecnologia de nossa cidade", disse o prefeito.

A Equinix anunciou recentemente a construção de mais uma unidade no município, que já tem com um centro de processamento de dados na cidade, considerado o maior da América Latina, e mais dois em Barueri, além de unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Leia Também
Nova série infantojuvenil do Gloob tem Santana de Parnaíba como cenário
Parnaíba na TV Nova série infantojuvenil do Gloob tem Santana de Parnaíba como cenário
Lideranças da região se dividem entre Lula e Flávio Bolsonaro
Segundo turno Lideranças da região se dividem entre Lula e Flávio Bolsonaro
Segundo turno terá temporais no Centro-Sul e calor de 40°C no Nordeste
Instabilidade climática Segundo turno terá temporais no Centro-Sul e calor de 40°C no Nordeste
Barueri, Santana de Parnaíba e Jandira estão entre as 30 cidades mais seguras do Brasil
SEGURANÇA Barueri, Santana de Parnaíba e Jandira estão entre as 30 cidades mais seguras do Brasil
Após revisão, SP tem cinco locais de votação alterados para o 2º turno
ELEIÇÕES 2026 Após revisão, SP tem cinco locais de votação alterados para o 2º turno
Dados sigilosos do Smart Sampa vazam e expõem 58 mil câmeras em SP
SEGURANÇA DIGITAL Dados sigilosos do Smart Sampa vazam e expõem 58 mil câmeras em SP
SP alerta para vacinação contra sarampo antes da temporada de cruzeiros
Prevenção SP alerta para vacinação contra sarampo antes da temporada de cruzeiros
Poluição no Rio Tietê cai quase 30% em dois anos
Despoluição Poluição no Rio Tietê cai quase 30% em dois anos
Núcleo de Dança de Barueri abre inscrições gratuitas para 2027
Formação artística Núcleo de Dança de Barueri abre inscrições gratuitas para 2027
Jantar com leilão beneficente das irmãs Jerez movimenta Alphaville nesta terça (20)
AÇÃO SOCIAL Jantar com leilão beneficente das irmãs Jerez movimenta Alphaville nesta terça (20)
Mais Lidas
Poluição no Rio Tietê cai quase 30% em dois anos
Despoluição Poluição no Rio Tietê cai quase 30% em dois anos
Barueri, Santana de Parnaíba e Jandira estão entre as 30 cidades mais seguras do Brasil
SEGURANÇA Barueri, Santana de Parnaíba e Jandira estão entre as 30 cidades mais seguras do Brasil
Nova série infantojuvenil do Gloob tem Santana de Parnaíba como cenário
Parnaíba na TV Nova série infantojuvenil do Gloob tem Santana de Parnaíba como cenário
Decisão judicial pede exoneração de mais de 400 cargos comissionados  na Prefeitura de Osasco
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Decisão judicial pede exoneração de mais de 400 cargos comissionados na Prefeitura de Osasco