São Paulo | 27ºC
Sex, 20 de Fevereiro
Busca
Cidades

Em um ano, frota na região ganha mais de 9 mil veículos em Barueri e Parnaíba

Mesmo com recorde de emissão de gases em 2018, veículos convencionais, que poluem mais, ainda são maioria 

16 ago 2019 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Em um ano, frota na região ganha mais de 9 mil veículos em Barueri e Parnaíba Segundo especialista, distância e falta de políticas públicas para população deixar carro em casa contribuem com aumento da frota (Foto: Rodrigo Albertini/Folha de Alphaville)
De acordo com o relatório "Estado do Clima 2018", divulgado na segunda-feira (12), pelo Boletim da Sociedade Americana de Meteorologia, a emissão de gases como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso aumentou em 2018, atingindo um novo recorde histórico. 

Responsáveis pela emissão de poluentes na atmosfera, os veículos convencionais são ainda os preferidos na região para o deslocamento, em comparação com os meios de transportes alternativos. A frota regional registrou um acréscimo de 9,4 mil carros nos municípios no período de um ano. 2017 para o ano mencionado.

Em Barueri, de 2017 para 2018, o número saltou de 170.209 veículos para 176.427, uma alta de 3,65%, contabilizando 110.090 automóveis, 23.664 motos e 6.111 caminhões no último ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Na cidade de Santana de Parnaíba, em 2017, a frota era de 79.863 carros, no ano seguinte, foram anotados 83.081 veículos no município (51.132 carros, 10.835 motos e 1.995 caminhões). O aumento ficou em 4%.

Especialista
Segundo Horácio Figueira, especialista em mobilidade urbana, os carros, motos, caminhões e ônibus contribuem significativamente para o aumento de gases poluentes na atmosfera. "Mesmo com muitas alternativas, as pessoas ainda optam por estes tipos de transporte pela praticidade, comodidade e segurança. Em Alphaville, existe ainda o agravante que as coisas são distantes, não há estrutura viária para pedestres, então o carro acaba sendo uma opção", disse à reportagem. 

Ainda segundo ele, é necessário que cada um faça a sua parte para conter esta situação. "No geral, as pessoas estão se desapegando um pouco destes veículos. Acredito que daqui uns 20 anos vamos reverter tudo isso. Mas, enquanto isso, é necessário fazer sua parte e as políticas públicas precisam dar incentivos para a população deixar o carro em casa."

Relatório

O relatório "Estado do Clima 2018" é elaborado pelos centros de informação sobre o clima da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. 

Leia Também
Cetesb impõe medidas à Sabesp após vazamentos no Tietê e no Pinheiros
Compensação Cetesb impõe medidas à Sabesp após vazamentos no Tietê e no Pinheiros
Redes sociais concentraram quase 80% de anúncios falsos, revela Serasa Experian
Golpes digitais Redes sociais concentraram quase 80% de anúncios falsos, revela Serasa Experian
Cinza supera branco e se torna a cor mais escolhida na compra de carros 0 km
Ranking 2025 Cinza supera branco e se torna a cor mais escolhida na compra de carros 0 km
Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório
Exército Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório
Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
Comodato Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Setor aéreo Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Expediente Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Limpeza Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Previsão Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Produto na piscina Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Mais Lidas
Alça do km 23  da Castello para Alphaville segue sem data de liberação
Tráfego Alça do km 23 da Castello para Alphaville segue sem data de liberação
Carnaval: Veja o que abre e o que fecha em Barueri
Serviços Carnaval: Veja o que abre e o que fecha em Barueri
Barueri: Rua da Prata e Av. Mário Sadanori Dói terão faixas interditadas
Obras Barueri: Rua da Prata e Av. Mário Sadanori Dói terão faixas interditadas
Reconhecimento facial identifica foragido da Justiça durante o Carnaval em Santana de Parnaíba
Monitoramento Reconhecimento facial identifica foragido da Justiça durante o Carnaval em Santana de Parnaíba