São Paulo | 15ºC
Seg, 24 de Agosto
Cidades

Cidades registram duas mortes de ciclistas no primeiro semestre

Dados foram divulgados pelo Governo do Estado, por meio do Infosiga, que traz informações mensais sobre ocorrências no trânsito 

26 jul 2019 - 14h13   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Cidades registram duas mortes de ciclistas no primeiro semestre Com aumento de ciclistas nas cidades, as prefeituras vêm buscando alternativas para dar mais mobilidade e evitar acidentes (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)
Dados recentes divulgados pelo Governo do Estado, por meio do Infosiga, que traz informações mensais sobre ocorrências no trânsito, mostraram que o número de ciclistas mortos em São Paulo aumentou 69% nos primeiros meses do ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram 22 ciclistas vítimas do trânsito na capital; em 2018, o número não passou de 13.

A ocorrência de acidentes e mortes com ciclistas também está presente na região. No primeiro semestre do ano, Barueri registrou três casos envolvendo ciclistas e uma morte, na Avenida Dib Sauaia Neto. Em 2018, o cenário se repetiu: três acidentes e um óbito. Em Santana de Parnaíba, dois acidentes foram registrados este ano, com uma morte; em 2018, 16 incidentes ocorreram, sem óbitos.

Ciclovias e ciclofaixas
Com aumento de ciclistas nas cidades, as prefeituras vêm buscando alternativas para dar mais mobilidade e evitar acidentes. Em Santana de Parnaíba, existe um projeto para a construção de cerca de 15 km de ciclovias e ciclofaixas. "Faremos faixas desde o Colinas da Anhanguera até Alphaville", garantiu o prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar em entrevista à Folha de Alphaville, em junho. 

Já Barueri não conta com projetos de construção de locais para a circulação de bicicletas a curto prazo, mas planeja fazer um estudo sobre o sistema viário para encontrar novas alternativas e para ser base para novos investimentos na área. Alphaville conta hoje com uma ciclovia na Av. Dr. Dib de Sauaia Neto, próximo ao Colégio Universitário, no lado de Parnaíba. Na parte da avenida pertencente a Barueri, aos domingos, uma das faixas se torna ciclofaixa. 


Leia Também
São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Na disputa São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Aviação Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
Virada no clima Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Combate ao crime PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Universidade Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Campanha nacional Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Contrato Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Uso do solo Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Últimos dias Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Fatalidade Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Mais Lidas
Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Fiscalização de trânsito Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Promessa nacional Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Crime ambiental Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis
Folha Content Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis