São Paulo | 17ºC
Seg, 24 de Agosto
Cidades

Sem casos, municípios não preveem nova campanha de sarampo

​Por medo de surto, Ministério da Saúde fará ação em regiões onde tiveram notificações

31 mai 2019 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h40
Sem casos, municípios não preveem nova campanha de sarampo Doses são disponibilizadas nas Ubs’s de Barueri (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

 Os municípios de Barueri e Santana Parnaíba não preveem a realização de uma nova campanha de vacinação contra o sarampo no mês de junho, anunciada na semana passada pelo Ministério da Saúde. De acordo com as administrações municipais, a ação está prevista apenas para cidades que tiveram anotados casos da doença nos últimos meses, situação que não foi registrada nos municípios barueriense e parnaibano. 

Nas regiões onde foram anotados casos de sarampo, como por exemplo na Capital, a campanha de vacinação será realizada entre os dias 10 de junho e 12 de julho. Está previsto ainda um Dia "D" de imunização em 29 de junho, um sábado, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) estarão abertas.
A ação será voltada ao público de 15 a 29 anos. Em alerta com a recente confirmação de novas infecções, o município de São Paulo quer imunizar 2,9 milhões de jovens até julho, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo as secretarias de Saúde dos municípios de Barueri e Parnaíba, não foi indicada qualquer previsão de ação na região. "Até o momento, não recebemos nenhuma orientação do Estado referente a realização de uma Campanha contra o Sarampo. A vacina SCR (Sarampo/Caxumba/Rubéola) faz parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança, Adolescente e Adulto (até 59 anos) e está disponível nas UBS da nossa rede municipal de saúde", informou José Carlos Misorelli, secretário de Saúde de Parnaíba. 

Em Barueri, as doses também são disponibilizadas gratuitamente na rede municipal de saúde. Na última ação contra a doença, que aconteceu em agosto do ano passado, as cidades superaram a cobertura vacinal preconizada. 

Nas clínicas particulares da região, as doses disponibilizadas também são a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e catapora. As vacinas custam, em média, R$130, de acordo com pesquisa feita pela reportagem junto estabelecimentos de Alphaville.

Gripe
Termina nesta sexta-feira (31), a campanha de imunização contra a gripe. Em Santana de Parnaíba, a cobertura vacinal está em 92,77%, onde 27.491 pessoas do público alvo já foram vacinadas.
Já em Barueri, 93,2 % do grupo de risco para a doença já foi imunizado, cerca de 64.135 moradores. 


A partir de segunda-feira (3/6), o as doses restantes da ação de imunização serão disponibilizadas para toda a população, de acordo com o Ministério da Saúde.​ 


Leia Também
São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Na disputa São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Aviação Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
Virada no clima Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Combate ao crime PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Universidade Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Campanha nacional Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Contrato Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Uso do solo Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Últimos dias Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Fatalidade Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Mais Lidas
Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Fiscalização de trânsito Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Promessa nacional Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Crime ambiental Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis
Folha Content Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis