São Paulo | 14ºC
Ter, 25 de Agosto
Cidades

Para reforçar segurança, AREA ganha nova instalação de câmeras

Ocorrências de furto e roubo de veículos aumentam nas cidades; homicídios têm queda de 64% em Barueri 

05 mai 2019 - 13h01   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Para reforçar segurança, AREA ganha nova instalação de câmeras Nova sala conta com 95 câmaras, operada 24 horas por profissionais especializados (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

As ocorrências de roubo e furto de veículos e furtos em geral tiveram um aumento médio de aproximadamente 9% em Barueri e Santana de Parnaíba no ano passado, na comparação com 2017, de acordo com dados coletados pela reportagem junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Para tentar combater esse tipo de ocorrência e demais ações ilícitas na região de Alphaville, a AREA- Associação Residencial e Empresarial Alphaville inaugurou na quinta-feira (31/1), uma nova instalação do Centro de Controle Operacional (CCO), do Departamento de Segurança.

De acordo com Leonardo Rodrigues, gerente geral da AREA, a sala conta com uma "Videowall", uma parede com telas de monitores, controladas por profissionais especializados, que permite diversos formatos de imagens. "Temos 95 câmeras instaladas, com imagens de qualidade e de grande alcance. O funcionamento é 24 horas por dia e estamos conectados por redes de rádio com as seguranças pública e privada de Alphaville/ Tamboré, além de equipes de resgate", disse.

Ainda segundo Leonardo, o departamento da AREA pretende também introduzir, em breve, novas ferramentas ao CCO, como por exemplo, uma plataforma de reconhecimento facial e digitalização das placas de carros com acesso à Alphaville, integrando-se a banco de dados do Estado e ao Sistema Detecta, já presente nas ações desenvolvidas pelas secretarias de Segurança de Barueri e Santana de Parnaíba. "Atualizamos a tecnologia do sistema, o que possibilitará maior dinamismo e interação com os demais órgãos", explica.


Índices
Apesar do salto nas ocorrências de roubo de veículos ( de 171 para 192), furto de veículo (420 para 470) e furtos em geral (2.415 para 2.461), entre os anos de 2017 e 2018, os municípios de Barueri e Parnaíba fecharam o ano com redução em importantes indicadores

O número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, em Barueri teve queda de 64,2% na comparação entre os períodos, passando de 28 casos para 10. Já os casos de latrocínio- roubo seguido de morte- permaneceram iguais: três em ambos os anos.

Em Parnaíba, foi registrado um homicídio a mais em 2018 do que em 2017 (8 no total). Novamente, a cidade não anotou casos de latrocínio ao longo do ano. Em relação aos roubos de carga, Barueri apresentou uma queda de 17,9% no ano passado, passando de 89 para 79 casos. Já a cidade parnaibana teve uma alta de 80% nesse tipo de ocorrência, passando de 5 para 9 casos.

Ao contrário do Estado, ocorrências de estupro diminuem

Na contramão do Estado, as cidades tiveram uma importante queda nas ocorrências de estupro. Em Barueri, os casos diminuíram 19,2% entre 2017 e 2018, passando de 97 para 83 registros.

Já em Santana de Parnaíba, a redução foi mais significativa, de quase 55%. Os casos passaram de 53 para 24 entre os dois últimos anos.

Em todo o Estado, as ocorrências de estupro saltaram cerca de 12,2%, passando de 2.213 registros para 2.485. 

Leia Também
Santander leiloa mais de 200 imóveis nesta terça-feira (25)
Leilão on-line Santander leiloa mais de 200 imóveis nesta terça-feira (25)
Temperaturas variam de 13°C a 33°C na região nesta semana
Clima instável Temperaturas variam de 13°C a 33°C na região nesta semana
São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Na disputa São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Aviação Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
Virada no clima Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Combate ao crime PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Universidade Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Campanha nacional Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Contrato Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Uso do solo Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Mais Lidas
Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Fiscalização de trânsito Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Promessa nacional Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Crime ambiental Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis
Folha Content Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis