São Paulo | 25ºC
Qua, 11 de Fevereiro
Busca
Cidades

Barueri tem “BO” para casos de maus tratos a animais

05 mai 2019 - 13h37   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Barueri tem “BO” para casos de maus tratos a animais Pets vítimas de maus tratos são encaminhados ao Cepad (Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O município de Barueri conta agora com um novo recurso para inibir as ocorrências de maus tratos aos animais, o "Termo de Orientação", uma espécie de Boletim de Ocorrência que será emitido pela Guarda Ambiental, após a averiguação de denúncias. A implantação da medida foi publicada no Diário Oficial da cidade na última semana.
Os casos atendidos pelos agentes ambientais, além de serem incluídos no Registro de Eventos de Defesa Social, já existente, gerarão também a emissão do Termo. O documento terá constatado o tipo de infração, dados pessoais do infrator, local da ocorrência e um prazo para a resolução do problema, que pode variar de correção imediata a 60 dias, dependendo do caso.

Caso o problema não seja corrigido, o processo será remetido à Secretaria de Recursos Naturais e Meio-ambiente (Sema) para aplicação das sanções previstas na legislação, inclusive multa. "Essa ação na esfera administrativa não inibirá o encaminhamento do infrator à Delegacia para averiguação de crime, quando necessário", esclareceu a gestão em nota.

Denúncias
No ano passado, a Sema recebeu 116 denúncias sobre maus tratos a animais, enquanto a Guarda Ambiental 244. O número representa um aumento de mais de 700 %, na comparação com 2017, quando foram feitas 44 denúncias na cidade.
O resgate dos animais é feito pelo Zoonoses. No local, os animais passam por um período de quarentena, são vermifugados e recebem vacinas, sendo encaminhados, em seguida, ao Centro de Proteção e Defesa do Animal (Cepad), onde é feita a castração e a microchipagem.

Depois de uma avaliação comportamental, os pets são encaminhados para adoção. O órgão, que fca localizado na Rua Vera Cruz, nº 340, no Bairro dos Altos. Moradores que se depararem com alguma infração aos direitos dos animais podem acionar o Cepad (4198-0819). Em Parnaíba o órgão é Departamento de Bem-Estar Animal (4622-1427). 

Leia Também
Grande SP terá reforço no abastecimento de água durante o Carnaval
Sabesp Grande SP terá reforço no abastecimento de água durante o Carnaval
Violência contra a mulher: Polícia Civil prende 150 agressores no Estado de SP
Operação M — Carnaval Seguro Violência contra a mulher: Polícia Civil prende 150 agressores no Estado de SP
RodoAnel prevê 1,3 milhão de veículos no trecho oeste durante o Carnaval
Viagem RodoAnel prevê 1,3 milhão de veículos no trecho oeste durante o Carnaval
Detran-SP lança página exclusiva para veículos antigos e de coleção
Carrões Detran-SP lança página exclusiva para veículos antigos e de coleção
Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet
Internet Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet
Governo de SP sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares
Pets Governo de SP sanciona lei que autoriza o sepultamento de cães e gatos em jazigos familiares
Carnaval: Castello Branco deve receber 1,6 milhão de veículos
"Feriadão" Carnaval: Castello Branco deve receber 1,6 milhão de veículos
IPVA 2026: Governo de SP retoma calendário de fevereiro na quinta-feira (12)
Veja datas IPVA 2026: Governo de SP retoma calendário de fevereiro na quinta-feira (12)
Brasil atinge recorde de feminicídios em 2025: quatro mortes por dia
Violência Brasil atinge recorde de feminicídios em 2025: quatro mortes por dia
Governo de SP passa a notificar celular roubado por número verificado
Programa SP Mobile Governo de SP passa a notificar celular roubado por número verificado
Mais Lidas
Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Eixo viário Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Câmara de Barueri aprova reajuste de 10% para servidores a partir de maio
Aumento Câmara de Barueri aprova reajuste de 10% para servidores a partir de maio
Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Santana de Parnaíba Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Polícia Civil segue investigando duplo homicídio que aconteceu em Alphaville
Crime Polícia Civil segue investigando duplo homicídio que aconteceu em Alphaville