São Paulo | 20ºC
Qui, 12 de Março
Busca
Cidades

Barueri estuda contratação de empresa para inspeção de pontes e viadutos

05 mai 2019 - 15h02   atualizado em 02/12/2025 às 09h38
Barueri estuda contratação de empresa para inspeção de pontes e viadutos Viaduto do Araguaia deverá ser entregue no segundo semestre deste ano (Foto: Michela Brígida/Folha de Alphaville)

O comprometimento da estrutura de pontes e viadutos da cidade de São Paulo tem chamado a atenção para a manutenção dos equipamentos dos municípios da região. No começo deste mês, o vereador de Barueri Rafa Gente da Gente (DEM) apresentou na Câmara Municipal uma solicitação à prefeitura para a realização de uma inspeção periódica minuciosa nas estruturas da cidade.

Segundo o autor da proposta, o objetivo "é criar uma rotina de trabalho com inspeção e serviços de manutenção permanentes nessas estruturas, agindo sempre no sentido de prevenir acidentes e transtornos para a população". Na ocasião, o parlamentar relembrou a situação do viaduto da Marginal Pinheiros que teve um trecho cedido no ano passado e um incidente na ponte de acesso ao Parque Imperial, onde o solo cedeu e praticamente isolou o bairro em 2016.

Procurada pela reportagem, a administração informou que todos os equipamentos da cidade passaram por uma vistoria por técnicos da Secretaria de Obras no mês passado e não foram identificados problemas estruturais. "Tendo em vista a idade destas obras, a administração municipal está promovendo a contratação de empresa especializada para estudo e diagnóstico de eventual patologia na estrutura das pontes e viadutos", acrescentou o órgão em nota.

Viaduto do Araguaia

Em andamento na cidade, as obras do Viaduto do Araguaia já estão na fase de finalização. Segundo a Prefeitura, o equipamento deverá ser finalizado no segundo semestre deste ano.

O investimento em mobilidade no novo trecho, com construções e alargamento de vias, tem como objetivo desafogar o fluxo de entrada e saída de veículos na região de Alphaville e Tamboré, estendendo-se a Santana de Parnaíba. A estimativa é diminuir de 30 minutos a uma hora o deslocamento nos horários de pico na região. 

Leia Também
Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Aplicativo Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Governo de SP cria sistema para registrar violência contra a mulher no local da ocorrência
Proteção Governo de SP cria sistema para registrar violência contra a mulher no local da ocorrência
Frente fria derruba temperaturas e traz chuva ao Sudeste a partir desta terça (10)
Tempo Frente fria derruba temperaturas e traz chuva ao Sudeste a partir desta terça (10)
Arsesp mantém corte na pressão da água por 10 horas diárias para preservar sistema
Estiagem Arsesp mantém corte na pressão da água por 10 horas diárias para preservar sistema
Manutenção emergencial da Sabesp afeta abastecimento em Santana do Parnaíba
Fornecimento Manutenção emergencial da Sabesp afeta abastecimento em Santana do Parnaíba
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas até quarta (11)
Previsão do tempo Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas até quarta (11)
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
São Paulo concentra oito das dez rodovias mais bem avaliadas do país
Ranking São Paulo concentra oito das dez rodovias mais bem avaliadas do país
Barueri planeja construir centro especializado para ampliar atendimento a pessoas com autismo
TEA Barueri planeja construir centro especializado para ampliar atendimento a pessoas com autismo
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros
Crise no abastecimento Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros