Piscinão do Jardim Silveira possui cerca de 24 mil metros quadrados de área
(Imagem: Cauber Drone / Secom Barueri)
Os piscinões da Vila Márcia e do Jardim Silveira, já em funcionamento em Barueri, poderão fazer parte de um conjunto ainda maior de obras voltadas à prevenção de enchentes. A proposta inclui a construção de um novo reservatório no Rio Cotia e foi discutida em reunião realizada em 3 de junho entre os prefeitos Beto Piteri, de Barueri, José Roberto, de Carapicuíba, e Dr. Sato, de Jandira.
A iniciativa busca ampliar a capacidade de retenção das águas pluviais e reduzir os impactos provocados pelas chuvas intensas, que frequentemente causam alagamentos e transtornos em diversos bairros das três cidades.
Os dois piscinões atualmente em operação em Barueri representam parte dos investimentos realizados pelo município para fortalecer o sistema de drenagem urbana. O reservatório da Vila Márcia entrou em funcionamento em meados de 2025, enquanto o piscinão do Jardim Silveira começou a operar no início deste ano.
Além dessas estruturas, a Prefeitura de Barueri executa obras de alargamento das margens do Rio Cotia, na região do Jardim Maria Helena, na divisa com a Vila Lourdes, em Carapicuíba. A avaliação dos gestores é de que a combinação dessas intervenções com a implantação de um novo reservatório de grande porte poderá aumentar significativamente o controle das cheias na região.
Por se tratar de uma obra de alta complexidade e que exige investimentos elevados, a viabilização do projeto dependerá da participação do Governo do Estado. Durante o encontro, os prefeitos alinharam as próximas etapas da proposta e deverão encaminhar um ofício conjunto ao governador Tarcísio de Freitas solicitando apoio para a execução da obra.
Estruturas em funcionamento
Localizado na Avenida Alziro Soares, ao lado do Complexo Esportivo do Jardim Silveira, o piscinão inaugurado em 2026 possui cerca de 24 mil metros quadrados de área, profundidade de 22 metros e capacidade para armazenar aproximadamente 120 mil metros cúbicos de água, o equivalente a 120 milhões de litros.
Já o reservatório da Vila Márcia foi construído às margens do Rio Barueri-Mirim, próximo à divisa entre o Jardim Silveira e o prolongamento da Avenida Antônio Bardella, importante ligação entre Barueri e Jandira. Com área semelhante, de aproximadamente 24 mil metros quadrados, a estrutura tem capacidade para reter até 350 milhões de litros de águas pluviais.
Com os equipamentos já em operação e novos projetos em estudo, Barueri e municípios vizinhos buscam fortalecer as ações regionais de combate às enchentes e minimizar os prejuízos causados pelos períodos de chuva mais intensa.