A medida visa melhorar a segurança viária e a qualidade de vida nos bairros
(Imagem: Secom Barueri)
A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), reforçou em 2025 as ações de fiscalização e remoção de veículos abandonados nas vias públicas da cidade. No total, 1.486 veículos foram retirados ao longo do ano — um crescimento de mais de 6% em relação a 2024.
A medida visa melhorar a segurança viária, a fluidez do tráfego e a qualidade de vida nos bairros, já que veículos abandonados frequentemente obstruem calçadas, acumulam lixo e contribuem para a proliferação de vetores, representando riscos à saúde pública.
Segundo a Semurb, 1.307 veículos foram retirados por iniciativa dos próprios proprietários, após serem notificados. Os demais 179 veículos foram removidos ao pátio municipal por abandono, após descumprimento das notificações emitidas pelos agentes de trânsito.
O que caracteriza abandono
De acordo com a Lei Municipal nº 1.916, de 22 de fevereiro de 2010, é caracterizada situação de abandono quando o veículo ou carcaça permanece estacionado no mesmo local público por mais de 20 dias, mesmo em áreas onde o estacionamento é permitido, e apresente uma ou mais das seguintes condições:
-
Evidente estado de depreciação, ainda que coberto com capa;
-
Impossibilidade de deslocamento com segurança ou risco à segurança e à saúde dos munícipes;
-
Ausência de placas, pneus furados, vidros quebrados, entre outros sinais.
Como solicitar a remoção
A solicitação para retirada de veículos em situação de abandono pode ser feita on-line, por meio do Portal da Prefeitura. Após a identificação, é emitida uma notificação ao proprietário, que tem um prazo para providenciar a remoção. Caso isso não ocorra, os Agentes de Trânsito do Setor de Remoção dão sequência ao processo, que pode resultar no recolhimento do veículo ao pátio.