Abre cidades movimento castello
(Imagem: Divulgação)
Com a chegada das festas de fim de ano, muitos motoristas se preparam para pegar a estrada rumo ao interior. De acordo com dados de monitoramento da Ecovias Raposo Castello, na véspera de Natal mais de 210 mil veículos devem circular pela rodovia Castello Branco, no trecho sob responsabilidade da concessionária. Na véspera de Ano Novo, esse número deve chegar a 155 mil.
A Ecovias informou que, na véspera do Natal (24), a previsão é de que 213.839 veículos circulem pelo trecho, com tráfego intenso ao longo de todo o dia a partir das 10h — especialmente entre 10h e 13h e entre 17h e 19h — e pico às 12h.
“No dia do Natal (25), o volume deve subir para 218.575 veículos, com concentração maior entre 11h e 13h e entre 16h e 19h, novamente com pico às 12h”, apontou.
Para o Ano Novo, o fluxo previsto é menor: 155.163 veículos na véspera do réveillon (31), com horário crítico entre 10h e 13h, e 170.423 veículos no primeiro dia do ano, quando os maiores movimentos são esperados entre 11h e 13h e entre 16h e 19h, com pico às 16h.
“A concessionária fará o acompanhamento de eventuais congestionamentos, com sinalização no final das filas e atendimento aos usuários em viagem que precisarem de apoio”.
Ainda segundo a Ecovias, apesar do aumento de fluxo nessas datas específicas, o motorista não deve enfrentar grandes congestionamentos entre o Natal e o Ano Novo na Castello Branco, no trecho entre a capital e Araçariguama.
“Com as férias coletivas e o início do recesso escolar, o fluxo de veículos nas praças de pedágio de Osasco, Barueri e Itapevi deve cair cerca de 30% em relação à média registrada em novembro.”
Recomendações
Para uma viagem mais tranquila, a Ecovias orienta que os usuários evitem os horários de maior movimento, redobrem a atenção e respeitem a sinalização, os limites de velocidade e o uso do cinto de segurança.
“A concessionária também orienta que as viagens sejam planejadas com antecedência, que os veículos passem por revisão periódica e que as crianças sejam sempre acomodadas no banco traseiro e façam uso de dispositivo de segurança adequado”, enfatizou.