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(Imagem: Felipe Barros Photos)
A partir de 2026, a Ecovias Raposo Castello dará início à instalação dos pórticos para o sistema de pedágio eletrônico — o chamado Free Flow — nas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares. Com a nova tecnologia, os motoristas não precisarão mais parar nas praças físicas, que serão demolidas. A passagem será livre, com cobrança automática, por meio da leitura das placas dos veículos.
A previsão é de que o sistema entre em operação em 2027. O pagamento poderá ser feito por meio de tags veiculares, site (Pedágio Digital, à ser lançado) ou totens que serão instalados nas Casas dos Usuários ao longo das rodovias.
Monitoramento inteligente
Outra inovação prevista para 2026 é a instalação de câmeras inteligentes com capacidade de detecção automática de incidentes. “Até setembro de 2026 devemos contar com o monitoramento de 100 pontos cegos, com tecnologia que identifica situações como acidentes, pedestres na pista, focos de incêndio e veículos em pane, permitindo uma resposta mais rápida”, afirmou Igor Barros, diretor superintendente da concessionária, em entrevista exclusiva à Folha de Alphaville.
As câmeras vão se somar a tecnologias já utilizadas pela Ecovias, como sensores embarcados em veículos de montadoras parceiras que emitem alertas automáticos em caso de acidentes, possibilitando acionamento imediato de socorro.
Ampliação e planejamento
O ano de 2026 será também de planejamento estratégico para novas obras no eixo da Castello Branco. Segundo Igor, os projetos de ampliação seguem em fase de maturação e as obras devem ser entregues até 2029. “Vamos estudar as melhores soluções de engenharia e viabilidade ambiental, além de dar continuidade ao programa de manutenção estrutural, como reparos de pavimento e conservação das vias”.
Validação das obras
A Ecovias Castello Raposo realizará uma análise técnica minuciosa das obras de duplicação da Rodovia Castello Branco (SP-280) que estão sendo executadas pela CCR ViaOeste, do Grupo Motiva. A entrega dos trechos está prevista para 2026, e, antes da incorporação definitiva, será realizada uma validação da qualidade e das condições estruturais da rodovia.
“Vamos verificar se a entrega atende aos padrões esperados, justamente para evitar o surgimento precoce de patologias, ou seja, danos estruturais que comprometam a durabilidade da via. A análise é técnica e detalhada, e qualquer necessidade de ajuste será sinalizada à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para as devidas providências”, explicou Igor Barros.
Segundo ele, o relacionamento com a CCR ViaOeste tem sido pautado pela transparência e cooperação. “Temos um diálogo muito aberto. A Motiva também está empenhada em concluir as obras com agilidade e qualidade.
Realizamos reuniões semanais com o time técnico para tratar de ajustes no sistema viário decorrentes das intervenções, tanto na Castello quanto no Rodoanel”, completou. A Ecovias Castello Raposo assumirá a gestão do trecho após a entrega definitiva das obras, integrando o sistema sob sua concessão com foco em mobilidade, segurança e conservação de longo praz