Entre os serviços concluídos estão a implantação de nova sinalização horizontal e melhorias no pavimento na área de transição do viaduto
(Imagem: Divulgação)
A concessionária ViaOeste liberou, na tarde de quinta-feira (19/02), o tráfego ampliado na ponte do Viaduto Ottone Rusalen, em Barueri, no km 26 da Rodovia Castello Branco (SP-280). A liberação ocorreu após a conclusão das intervenções de prolongamento da estrutura, previstas no cronograma de melhorias operacionais na região.
Com o avanço das obras, o viaduto voltou a operar em configuração ampliada, com três faixas de rolamento no sentido Centro de Barueri (em direção à Praça das Bandeiras) e duas faixas no sentido Estrada dos Romeiros. Durante a execução dos trabalhos, o dispositivo operava com apenas uma faixa por sentido.
Entre os serviços concluídos estão a implantação de nova sinalização horizontal — com pintura de solo e instalação de tachas refletivas — e melhorias no pavimento na área de transição do viaduto. As barreiras de concreto seguem em fase final de implantação para complementação da obra.
Segundo a concessionária, antes do acesso ao viaduto o tráfego opera com duas faixas e, ao atingir a estrutura, passa a contar com três faixas no sentido Centro, o que permite melhor distribuição do fluxo e maior fluidez aos motoristas que utilizam diariamente o acesso ao centro da cidade.
As intervenções no local continuam, com a finalização das barreiras de proteção e a execução de calçadas para pedestres. As obras integram o pacote de investimentos previsto no contrato de concessão da ViaOeste e fazem parte do conjunto de melhorias para implantação das novas vias marginais da Castello Branco, no trecho entre os km 22 e 27, com foco na ampliação da capacidade de tráfego, no aumento da segurança viária e na melhoria da mobilidade regional.