São Paulo | 23ºC
Qua, 04 de Fevereiro
Busca
Turismo

Itália decreta quarentena em todo o país e limita entradas e saídas

País registrou um aumento expressivo no número de casos e de mortes decorrentes do novo coronavírus

10 mar 2020 - 10h09   atualizado em 02/12/2025 às 09h44
Itália decreta quarentena em todo o país e limita entradas e saídas País registrou um aumento expressivo no número de casos e de mortes decorrentes do novo coronavírus. (Foto: Getty Images)

Nesta segunda-feira (9), Giuseppe Conte, primeiro-ministro italiano, ampliou a quarentena para todo o território nacional como medida para conter o novo coronavírus. O país é o mais afetado na Europa e registrou um aumento expressivo no número de casos e de mortes decorrentes do COVID-19. 

"Será possível se mover apenas por necessidade de trabalho, motivos graves ou por comprovadas razões de saúde" declarou Conte. Desde o fim de semana, as medidas já estavam em vigor na região norte do país, que contempla cidades como Veneza e Milão. As restrições de movimento entram em vigor nesta terça-feira (10) e devem permanecer até 3 de abril. 

Leia também: Alphaville tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Escolas, universidades, cinemas, academias de ginástica e outros espaços de lazer estão de portas fechadas. Muitos mercados registram falta de produtos básicos e alimentos. 

Estradas, aeroportos, pedágios e estações de trem contam com controle policial. Só é possível viajar de uma cidade para outra quem apresentar sérios motivos de trabalho, saúde ou estiver voltando para casa, sendo necessário apresentar uma declaração de saúde para a polícia. Caso alguém desobedeça a restrição de mobilidade, deve arcar com uma multa de 200 euros, podendo levar, inclusive, à prisão. 

Brasileiros na Itália 

O serviço de plantão do Consulado do Brasil em Milão se prontifica a auxiliar os brasileiros na Itália que estejam em situação de emergência. O atendimento ao público segue aberto, mas é recomendável o uso dos correios, ou mesmo contato por e-mail, para casos não urgentes.

"Peço a todos os brasileiros residentes no norte da Itália que mantenham a calma neste momento difícil", afirmou o cônsul brasileiro Eduardo dos Santos, em nota oficial. 

"Estamos sofrendo juntos os efeitos de uma crise sanitária que atinge praticamente o mundo todo, inclusive o Brasil. Continuem a observar as medidas de precaução recomendadas pelas autoridades italianas e, em caso de emergência, nos avisem, por favor" avisa o cônsul. O Consulado atende pelos seguintes e-mails: consular.milao@itamaraty.gov.brassistencia.milao@itamaraty.gov.br

Turismo

O Ministério da Saúde recomenda evitar viagens a países com transmissão do coronavírus. Na Europa, a crise do COVID-19 atinge principalmente a Itália, França, Alemanha e Reino Unido. 

Segundo estimativa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), as companhias aéreas podem perder até R$ 523 bilhões devido ao impacto do vírus.

Dentre as companhias que operam no Brasil, a Latam cancelou temporariamente os voos para Milão e permitiu a remarcação gratuita das passagens. 

Os cruzeiros turísticos também foram impactados, suspendendo escalas em cidades do norte da Itália.

Leia Também
Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas
Entrada Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas
Brasil recebeu quase 10 milhões de turistas estrangeiros
2025 Brasil recebeu quase 10 milhões de turistas estrangeiros
Do verde chileno ao inverno europeu: confira diferentes destinos para viajar no fim de ano
Malas prontas Do verde chileno ao inverno europeu: confira diferentes destinos para viajar no fim de ano
Latitudes apresenta roteiros para 2026 em seu private jet, incluindo itinerário inédito na Oceania
Turismo Latitudes apresenta roteiros para 2026 em seu private jet, incluindo itinerário inédito na Oceania
Argentina passa a exigir seguro viagem de todos os turistas
Turismo Argentina passa a exigir seguro viagem de todos os turistas
China isenta brasileiros de visto para estadias de até 30 dias a partir de 1º de junho
Turismo China isenta brasileiros de visto para estadias de até 30 dias a partir de 1º de junho
Greve geral na Argentina provoca cancelamento e reprogramação de voos de companhias aéreas
Turismo Greve geral na Argentina provoca cancelamento e reprogramação de voos de companhias aéreas
Blue Tree Hotels celebra a Páscoa com programação especial inspirada no cacau brasileiro
Turismo Blue Tree Hotels celebra a Páscoa com programação especial inspirada no cacau brasileiro
Four Seasons apresenta The Road to The Giorgio Armani Tennis Classic com grandes nomes do tênis
Turismo Four Seasons apresenta The Road to The Giorgio Armani Tennis Classic com grandes nomes do tênis
Wet´n Wild lança temporada Verão 2025 com novidades na programação
Turismo Wet´n Wild lança temporada Verão 2025 com novidades na programação
Mais Lidas
Reforma Tributária muda cobrança do ITBI e traz efeitos ao setor imobiliário
Novas regras Reforma Tributária muda cobrança do ITBI e traz efeitos ao setor imobiliário
Novas regras de segurança do Pix entram em vigor
Pagamentos Novas regras de segurança do Pix entram em vigor
Superintendente do Shopping Tamboré anuncia chegada da academia Nitrogym e novas marcas
Novidades Superintendente do Shopping Tamboré anuncia chegada da academia Nitrogym e novas marcas
Barragem Edgar de Souza será reativada para geração de energia em Santana de Parnaíba
Rio Tietê Barragem Edgar de Souza será reativada para geração de energia em Santana de Parnaíba