Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Ao menos 37 mil pessoas irão votar pela primeira vez em uma eleição municipal nas cidades de Barueri e de Santana de Parnaíba neste ano. Esse é o número de novos eleitores que se registraram na cidade desde 2020, quando Rubens Furlan (PSB) e Marcos Tonho (PDT) foram eleitos prefeitos das duas cidades onde se concentra a região de Alphaville.
A alta no número de eleitores tende a ser maior, pois o prazo para regularizar o título de eleitor vai até dia 8 de maio. "A legislação estabelece que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição", explica o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Com o acréscimo de novos votantes, as cidades barueriense e parnaibana contabilizam 390 mil pessoas aptas a escolher prefeitos e vereadores.
O novo contingente abrange jovens que irão votar pela primeira vez na disputa municipal, mas também pessoas que se mudaram e transferiram o título para as cidades.
Proporcionalmente, Santana de Parnaíba registrou a maior alta, saindo de 92 mil eleitores para 103 mil, numa alta de 12% nesses três anos. Apesar do aumento, o município segue longe da chance de ter segundo turno, e terá a eleição decidida na primeira rodada de votação.
Diferente de Barueri, que ultrapassa os 200 mil eleitores exigidos pela legislação para que possa haver segundo turno. Ainda assim, nunca houve segundo turno no município, pois em todas as eleições um candidato conseguiu mais de 50% dos votos - a cidade teve vitórias seguidas com larga vantagem de Rubens Furlan nos últimos anos.
Barueri cresceu em 10% no número de novos eleitores desde 2020, saindo dos 260 mil para os 287 mil.
A eleição deste ano está marcada para 6 de outubro e, além dos prefeitos, baruerienses e parnaibanos vão escolher os 38 vereadores das duas Câmaras Municipais.
Voto obrigatório
O voto é obrigatório para pessoas maiores de 18 anos, e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, pessoas analfabetas e aos maiores de 70 anos.
Leia Também
Pesquisa aponta Tarcísio de Freitas como favorito na corrida pelo Governo de SP
Lula e Trump conversam sobre retirada de sobretaxa
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância
Nova lei em Barueri mira falsificação de bebidas e reforça fiscalização