São Paulo | 14ºC
Qui, 17 de Setembro
Política

Pedidos via Lei de Acesso à Informação disparam em Barueri e caem em Parnaíba

Relatórios das prefeituras apontam cenários distintos; legislação permite que qualquer cidadão peça informação

29 set 2023 - 08h17   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Pedidos via Lei de Acesso à Informação disparam em Barueri e caem em Parnaíba b2ap3_medium_poltica

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Os questionamentos feitos por moradores por meio da Lei de Acesso à Informação dispararam em Barueri e caíram em Santana de Parnaíba. É o que mostram relatórios publicados pelas duas prefeituras sobre a legislação que permite a qualquer pessoa solicitar documentos e informações das administrações municipais.

Após apresentar queda entre maio de 2021 e maio de 2022, a administração municipal de Barueri recebeu o triplo de pedidos nos 12 meses seguintes, aponta a Comissão de Reavaliação de Informações, grupo responsável por coletar as estatísticas.

Entre maio do ano passado e junho deste ano, foram 240 solicitações, o maior número de pedidos na cidade desde que a lei foi criada em 2012.

Para se ter ideia, no período anterior foram apenas 69. A quantidade recorde de pedidos foi impulsionada por mais 100 solicitações feitas à Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri). A secretaria de administração obteve 45 pedidos, enquanto a pasta da educação outros 20.

Os dados foram levantados pela Folha de Alphaville nas bases disponibilizadas pelas administrações nos portais oficiais.

A Lei de Acesso à Informação permite que qualquer pessoa solicite uma informação pública que não esteja disponível nos portais oficiais, sem a necessidade de justificar o motivo do pedido.

A legislação vale para todas as esferas dos poderes executivo, legislativo e judiciário, ou seja, governos federal, estadual e municipal, assim como as Câmaras, Assembleias Legislativas e tribunais. A norma é um dos principais mecanismos de transparência criados nos últimos anos. Além de poder fazer os pedidos, os agentes precisam responder em 20 dias ou justificar a recusa na resposta, cabendo recurso a quem solicita. O uso nas duas cidades aponta o caminho de amadurecimento da legislação.

Parnaíba vive queda

No caso de Santana de Parnaíba, a cidade vive um movimento inverso após ter alcançado o recorde em 2021, quando houve um aumento de 70% no número de solicitações. Segundo as estatísticas disponíveis no e-Sic (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão), o município registrou 103 pedidos feitos por moradores, em comparação com os 168 realizados em 2021. No caso deste ano, foram computados 48 pedidos até o momento.

Para fazer pedidos

Os pedidos via Lei de Acesso são regulamentados de acordo com a legislação municipal. No caso de Barueri, por exemplo, não há um e-SIC. Os pedidos de informação precisam ser feitos por email acessoainformacao@barueri.sp.gov.br. A prefeitura disponibiliza os formulários para a solicitação no portal. Em Parnaíba, há uma página em que é possível se cadastrar para fazer as solicitações. 

Leia Também
STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Imbróglio STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Inelegível Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Primeira-Dama Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes
Flávio Bolsonaro diz que Lula 'dividiu seu poder' com Moraes em programa eleitoral
Discurso Flávio Bolsonaro diz que Lula 'dividiu seu poder' com Moraes em programa eleitoral
STF: Nunes Marques se declara suspeito para analisar conversas entre Moraes e Vorcaro
Impedimento STF: Nunes Marques se declara suspeito para analisar conversas entre Moraes e Vorcaro
45% dizem não confiar no trabalho do STF; 42% confiam muito ou um pouco
PESQUISA 45% dizem não confiar no trabalho do STF; 42% confiam muito ou um pouco
Eleições 2026 têm mudanças em locais de votação em Barueri; confira as seções
Pleito Eleições 2026 têm mudanças em locais de votação em Barueri; confira as seções
STF julga pedido para investigar Moraes nesta terça (15); veja como acompanhar ao vivo
Sessão histórica STF julga pedido para investigar Moraes nesta terça (15); veja como acompanhar ao vivo
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
PGR apoia Moraes e diz que investigação sobre Master deve ser pública
Acesso aos autos PGR apoia Moraes e diz que investigação sobre Master deve ser pública
Mais Lidas
Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
Meu tempo Barueri e Parnaíba entram em alerta para chuva e ventos fortes neste final de semana (11 e 12)
PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
Policiamento PM articula Operação Delegada e novos drones para reforçar segurança na região
TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Por unanimidade TSE rejeita candidatura de Pablo Marçal à Presidência e manda retirar nome das urnas
Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1
BRIGA JUDICIAL Simone Mendes recorre novamente em disputa por danos à casa de Léo Stuart no Tamboré 1