São Paulo | 21ºC
Seg, 27 de Abril
Busca
Política

Pedidos via Lei de Acesso à Informação disparam em Barueri e caem em Parnaíba

Relatórios das prefeituras apontam cenários distintos; legislação permite que qualquer cidadão peça informação

29 set 2023 - 08h17   atualizado em 02/12/2025 às 09h55
Pedidos via Lei de Acesso à Informação disparam em Barueri e caem em Parnaíba b2ap3_medium_poltica

Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp

Os questionamentos feitos por moradores por meio da Lei de Acesso à Informação dispararam em Barueri e caíram em Santana de Parnaíba. É o que mostram relatórios publicados pelas duas prefeituras sobre a legislação que permite a qualquer pessoa solicitar documentos e informações das administrações municipais.

Após apresentar queda entre maio de 2021 e maio de 2022, a administração municipal de Barueri recebeu o triplo de pedidos nos 12 meses seguintes, aponta a Comissão de Reavaliação de Informações, grupo responsável por coletar as estatísticas.

Entre maio do ano passado e junho deste ano, foram 240 solicitações, o maior número de pedidos na cidade desde que a lei foi criada em 2012.

Para se ter ideia, no período anterior foram apenas 69. A quantidade recorde de pedidos foi impulsionada por mais 100 solicitações feitas à Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri). A secretaria de administração obteve 45 pedidos, enquanto a pasta da educação outros 20.

Os dados foram levantados pela Folha de Alphaville nas bases disponibilizadas pelas administrações nos portais oficiais.

A Lei de Acesso à Informação permite que qualquer pessoa solicite uma informação pública que não esteja disponível nos portais oficiais, sem a necessidade de justificar o motivo do pedido.

A legislação vale para todas as esferas dos poderes executivo, legislativo e judiciário, ou seja, governos federal, estadual e municipal, assim como as Câmaras, Assembleias Legislativas e tribunais. A norma é um dos principais mecanismos de transparência criados nos últimos anos. Além de poder fazer os pedidos, os agentes precisam responder em 20 dias ou justificar a recusa na resposta, cabendo recurso a quem solicita. O uso nas duas cidades aponta o caminho de amadurecimento da legislação.

Parnaíba vive queda

No caso de Santana de Parnaíba, a cidade vive um movimento inverso após ter alcançado o recorde em 2021, quando houve um aumento de 70% no número de solicitações. Segundo as estatísticas disponíveis no e-Sic (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão), o município registrou 103 pedidos feitos por moradores, em comparação com os 168 realizados em 2021. No caso deste ano, foram computados 48 pedidos até o momento.

Para fazer pedidos

Os pedidos via Lei de Acesso são regulamentados de acordo com a legislação municipal. No caso de Barueri, por exemplo, não há um e-SIC. Os pedidos de informação precisam ser feitos por email acessoainformacao@barueri.sp.gov.br. A prefeitura disponibiliza os formulários para a solicitação no portal. Em Parnaíba, há uma página em que é possível se cadastrar para fazer as solicitações. 

Leia Também
Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
Nacional Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Mudança São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Nacional Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Política Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Prefeitura de Barueri Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Corrida 2026 Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Calendário Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Caso Master Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Economia Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Investigação Dados de Vorcaro foram reinseridos no sistema da CPI do INSS, diz PF
Mais Lidas
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Operação policial Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
Inovação Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
ViaOeste altera acesso a Alphaville na Castello Branco e mudança causa confusão
Sentido capital ViaOeste altera acesso a Alphaville na Castello Branco e mudança causa confusão