São Paulo | 21ºC
Qui, 12 de Março
Busca
Eleições 2022

Bolsonaro foi o mais votado em Alphaville e Lula em outros bairros das cidades

Dados da votação por bairro indicam divisão do eleitorado dependendo da renda das famílias 

28 out 2022 - 08h46   atualizado em 02/12/2025 às 09h48
Bolsonaro foi o mais votado em Alphaville e Lula em outros bairros das cidades b2ap3_large_p2

Os bairros do residencial Tamboré e do Parque Imperial são vizinhos em Barueri. No entanto, apesar da proximidade, estão bem distantes em características de renda e na posição política dos moradores.

No 1º turno da eleição presidencial, 64% dos eleitores do Tamboré votaram no presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 18% do ex-presidente Lula (PT). Do outro lado, no Parque Imperial, Lula alcançou 58% contra apenas 19% de Bolsonaro.

As duas regiões foram as que mais deram votos para os dois candidatos e são um retrato de como a cidade se dividiu nesta eleição, com situação semelhante em Santana de Parnaíba. O segundo turno será decidido neste domingo (30).

Enquanto os moradores dos bairros com maior poder aquisitivo nas cidades, em torno da região de Alphaville e Tamboré concentraram a vantagem em Bolsonaro, bairros com pessoas de renda média menor deram vantagem a Lula, seguindo um padrão visto em outras regiões da Grande São Paulo.

Além do Parque Imperial, Lula foi mais votado na Vila Ceres, Jardim Itaparica, Jardim Mutinga e Vale do Sol, onde teve mais de 50% dos votos. Foi essa distribuição que fez com que Lula fosse o mais votado em Barueri no primeiro turno, com uma pequena vantagem de 44% a 43% dos votos.

O equilíbrio marcou as duas cidades. Nos bairros, foram 18 com mais votos ao petista e outros 18 com vantagem para o candidato à reeleição. Em Parnaíba, foram 13 bairros com Lula e 7 com Bolsonaro, que obteve vantagem nas regiões mais populosas.

Voto em Alphaville

A região de Alphaville se confirmou como um polo de apoio ao Bolsonaro na cidade - o presidente teve 62% dos votos por ali e 58% em Aldeia da Serra. "Na escola onde votei vi apenas 2 pessoas com camiseta vermelha", comentou uma leitora da Folha de Alphaville, sobre a votação na região.

A parte de Alphaville e Tamboré que fica em Santana de Parnaíba também ultrapassou os 60% dos votos para Bolsonaro.

Na contramão, Lula foi bem votado na Cidade de São Pedro, Recanto Pedreira e Fazendinha, bairros onde Lula venceria no primeiro turno. Os dados foram levantados no site 'Onde Virar Voto', plataforma que indica a votação por bairro de todas as cidades. 

Leia Também
Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Corrida eleitoral 2026 Possível candidatura de Rubens Furlan a deputado estadual movimenta cenário político em Barueri
Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Percepção Imagem do STF é negativa para 42% dos brasileiros, aponta pesquisa
Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Região Metropolitana Prefeitos do CIOESTE discutem obras viárias e demandas regionais com secretários do Governo de SP
Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Pesquisa do Datafolha Tarcísio lidera cenários para o governo de São Paulo em 2026
Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Parlamentares Reajuste dos servidores e parcelamento do ISSQN abrem ano legislativo
Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
No dia 4 Barueri recebe seminário do LIDE Saúde sobre inovação e gestão no setor
Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Região Oeste Metropolitana de São Paulo Cioeste amplia diálogo com governos, concessionárias e mira novos investimentos
Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
Eleições 2026 Cenário eleitoral regional começa a se consolidar para o pleito deste ano
TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Eleições 2026 TSE analisa nesta quinta regras para o pleito
Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump
Ministério da Fazenda Saída de Haddad do governo depende de reunião entre Lula e Trump
Mais Lidas
ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Barueri ViaOeste libera tráfego na nova Ponte Guilherme de Almeida no sentido interior da Castello Branco
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
Carreira Prefeitura de Santana de Parnaíba abre concurso com 51 vagas e salários de até R$ 5,4 mil
CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
KM 24 CCR ViaOeste entrega segunda passarela em Barueri
Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros
Crise no abastecimento Prefeitura de Santana de Parnaíba aciona Justiça contra a Sabesp após falta de água em bairros