São Paulo | 24ºC
Seg, 27 de Abril
Busca
Corrida eleitoral

380 mil eleitores vão às urnas e 18 lutam por vaga de deputado em Barueri e Santana de Parnaíba

Cidades tentam emplacar nomes em meio polarização nacional e disputa de grupos locais 

30 set 2022 - 09h04   atualizado em 02/12/2025 às 09h46
380 mil eleitores vão às urnas e 18 lutam por vaga de deputado em Barueri e Santana de Parnaíba Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, que integram Consórcio Intermunicipal, somam 1,7 milhão de eleitores (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Chegou a hora . No próximo domingo (2) será realizado o primeiro turno das eleições 2022. Enquanto o Brasil caminha para o desfecho da angustiante disputa da presidência, 18 candidatos de Barueri e de Santana de Parnaíba buscam uma vaga de deputado estadual e federal em uma campanha marcada pela polarização nacional.

Ao todo, as duas cidades contam com 380 mil eleitores e votarão em 85 escolas. Vão escolher presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal, em uma campanha atípica. Candidatos da região tiveram que driblar o desinteresse pelos legislativos, enquanto o noticiário foi tomado por Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Os últimos dias de campanha foram marcados por reuniões com moradores e a intensificação da propaganda.

Além disso, a disputa deste ano põe à prova a mudança de Bruna Furlan (PSDB). Ela disputa pela primeira vez uma vaga de deputada estadual, após 12 anos de atuação na Câmara dos Deputados. Ao mesmo tempo, o grupo do prefeito Rubens Furlan (PSDB) tenta emplacar Milton Monti (PSD) como federal.

A votação também coloca em choque dois grupos políticos da cidade. O ex- -prefeito Gil Arantes (União) tem apoiado Japa (União) para federal, entre outros nomes, além de Dejanira Tarzan (PDT) e Leandro Canaã (Avante) para estadual.

Parnaíba

A mesma divisão de votos pode ocorrer em Santana de Parnaíba. Eleito em 2018, Marmo Cezar (PDT) tenta a reeleição, desta vez sem o apoio dos baruerienses que estão focados em Bruna. Cezar, contudo, conta com a visibilidade do filho, Elvis Cezar (PDT), que tem percorrido o estado pela disputa de governador. O irmão de Elvis, Wesley Cezar (PDT), concorre a federal.

Parnaíba tem também a tentativa do vereador Silvinho Filho (PSD), que disputa uma vaga de federal. Ele é filho do ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD). 

Leia Também
Cartórios eleitorais de SP ampliam horário até 6 de maio para regularização do título
Eleições 2026 Cartórios eleitorais de SP ampliam horário até 6 de maio para regularização do título
Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
Nacional Presidente Lula passa por procedimento para retirada de lesão na pele da cabeça
São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Mudança São Paulo anuncia primeira mulher no comando-geral da Polícia Militar
Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Nacional Justiça de São Paulo determina interdição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Política Furlan confirma dobradinha com Márcio França na disputa pelo Senado de São Paulo
Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Prefeitura de Barueri Gil Arantes confirma disputa, “caso haja eleição suplementar ainda este ano”
Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Corrida 2026 Tarcísio de Freitas lidera com folga disputa pelo Governo de SP em todos os cenários, aponta Datafolha
Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Calendário Eleições 2026: partidos têm até 15 de agosto para registrar candidaturas
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Caso Master Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para superintendência da PF
Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Economia Lula confirma Dario Durigan na Fazenda, após saída de Haddad
Mais Lidas
Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Novidade Bob’s lança coleção exclusiva do Sonic e aposta na nostalgia
Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Operação policial Residência em Alphaville é alvo de operação contra fraude que desviou mais de R$ 14 milhões
Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Gastronomia Alphaville à mesa: o protagonismo gastronômico da região na 36ª Restaurant Week
Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio
Inovação Barueri recebe a segunda edição do Innovation Summit em maio