O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na terça-feira (12), que sairá do PSL e que vai trabalhar para criar um novo partido, chamado Aliança pelo Brasil. A informação foi dada por deputados que participaram de reunião no Palácio do Planalto com o presidente.
Em Barueri e Santana de Parnaíba, o PSL não possui representantes nas Câmaras Municipais. Há vereadores que pretendem mudar de sigla para disputar as eleições do próximo ano, mas ainda não definiram para qual partido migrarão. É o exemplo do presidente da Câmara de Barueri, Fabião (PCdoB) e do vereador da cidade Kascata (PSB) e, em Parnaíba, da vereadora Sabrina Colela (PSC), que analisa trocar de legenda. Em Barueri, o PSL já havia confirmado anteriormente à reportagem que o pré-candidato a prefeito da cidade pela sigla seria Julio Leal.
Os advogados de Bolsonaro estimam que vão conseguir entregar, até março do ano que vem, as cerca de 500 mil assinaturas exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para criação de nova sigla. A ideia é viabilizar o partido a tempo de lançar candidatos às eleições municipais de 2020, o que exige aprovação na corte eleitoral até abril.
Deputados
A deputada Bia Kicis (PSL) disse esperar que Bolsonaro presida a nova legenda. Segundo ela, a primeira convenção da sigla será realizada no próximo dia 21. Ainda de acordo com a parlamentar, o senador Flávio Bolsonaro (PSL) sairá de imediato do partido. O deputado Daniel Silveira (PSL) afirmou que a ideia dos deputados é permanecer no PSL até que a criação da nova legenda seja formalizada.
Contratos
Quem é Dalide Corrêa, advogada que recebia R$ 33 mi por ano do Master e 'canal direto do STF'
CRIME ORGANIZADO
Operação sobre PCC e empresas de ônibus cumpre mandados em Santana de Parnaíba
Orçamento
MP junto ao TCU pede cautelar para suspender decreto que aumentou valor do Bolsa Família
Pesquisa eleitoral
No 1º turno, Lula tem 44,1% e Flávio tem 41,7%, mostra Atlas/Bloomberg
Caso Master
41,2% veem aliados de Bolsonaro mais ligados ao Master; 40,2% apontam os de Lula, diz pesquisa
Racha no STF
Gilmar envia ofício a Fux apontando condução indevida no julgamento sobre diretor da PF
Investigação
Milton Leite é alvo de operação contra infiltração do PCC no transporte público
Imbróglio
STF adia decisão sobre reunião de casos envolvendo Moraes e Mendonça
Inelegível
Marçal é substituído por Leonardo Avalanche na chapa do PRTB pela corrida ao Planalto
Primeira-Dama
Janja adesiva carros, canta jingle de Lula e ignora perguntas sobre caso Moraes