São Paulo | 21ºC
Qua, 27 de Maio
Política

Flávio Bolsonaro participa de agenda com Trump nos EUA

27 mai 2026 - 09h56 Aliz Lambiazzi   atualizado às 10h04
Flávio Bolsonaro participa de agenda com Trump nos EUA Foto do encontro foi publicada nas redes sociais do senador (Imagem: Facebook Flávio Bolsonaro)

O senador Flávio Bolsonaro (PL) encontrou-se na terça-feira (26) com o presidente americano Donald Trump, em Washington. O parlamentar afirmou concentrar suas declarações em temas relacionados à segurança pública e ao combate ao crime organizado.

A campanha de Flávio Bolsonaro disse que o convite para a viagem a Washington partiu do governo Trump, por meio do secretário de Estado Marco Rubio. O encontro ocorreu na Casa Branca e não constava na agenda oficial do presidente norte-americano. Segundo aliados do senador, a articulação da agenda contou com participação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro e de interlocutores ligados ao Partido Republicano.

Em entrevistas concedidas durante a viagem, Flávio Bolsonaro afirmou defender que facções criminosas brasileiras, como PCC e Comando Vermelho, sejam classificadas pelo governo norte-americano como organizações terroristas. Segundo o senador, a medida poderia ampliar mecanismos de cooperação internacional e combate às organizações criminosas.

A viagem ocorreu em meio à repercussão do caso envolvendo o Banco Master e o banqueiro Daniel Vorcaro. Reportagens publicadas nos últimos dias apontaram que Flávio Bolsonaro teria buscado apoio financeiro milionário para um projeto audiovisual relacionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O senador afirmou que as tratativas ocorreram de maneira privada e dentro da legalidade. Questionado por jornalistas, Flávio negou que a viagem aos Estados Unidos tivesse como objetivo desviar o foco da repercussão envolvendo o caso Master.

Durante a passagem pelos Estados Unidos, Flávio Bolsonaro também negou que o episódio tenha provocado desgaste político e declarou não enxergar uma “crise” em torno do caso. Aliados do senador também passaram a reforçar pautas ligadas à segurança pública e ao alinhamento com setores conservadores internacionais.

A aproximação entre integrantes do bolsonarismo e Donald Trump vem sendo mantida desde o período em que Jair Bolsonaro esteve na Presidência da República, entre 2019 e 2022. Desde então, representantes ligados aos dois grupos participaram de encontros políticos, conferências e agendas voltadas a pautas conservadoras.

A visita de Flávio Bolsonaro a Washington ocorreu menos de três semanas após o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizado em 7 de maio, nos Estados Unidos. Lula cumpriu agenda oficial voltada a temas diplomáticos, econômicos e comerciais entre os dois países. As duas agendas ocorreram em meio às movimentações políticas e internacionais relacionadas ao cenário eleitoral brasileiro de 2026.

Leia Também
Brasil já conhece datas e horários dos jogos na Copa do Mundo de 2026
Copa 2026 Brasil já conhece datas e horários dos jogos na Copa do Mundo de 2026
Carlo Ancelotti anuncia os 26 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2026
Copa 2026 Carlo Ancelotti anuncia os 26 convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2026
NOAA eleva para 90% chance de novo El Niño em 2026
Clima NOAA eleva para 90% chance de novo El Niño em 2026
CBF renova contrato de Carlo Ancelotti até 2030
Seleção Brasileira CBF renova contrato de Carlo Ancelotti até 2030
Pix responde por 42% do comércio eletrônico nacional
Economia Pix responde por 42% do comércio eletrônico nacional
Humanoide Neo X1 estreia em Milão e simboliza nova era da robótica doméstica
Tecnologia Humanoide Neo X1 estreia em Milão e simboliza nova era da robótica doméstica
Shakira anuncia música oficial da Copa do Mundo 2026 e reacende tradição ligada ao torneio
Torneio mundial Shakira anuncia música oficial da Copa do Mundo 2026 e reacende tradição ligada ao torneio
Morre Ted Turner, fundador da CNN e pioneiro da TV 24 horas, aos 87 anos
Despedida Morre Ted Turner, fundador da CNN e pioneiro da TV 24 horas, aos 87 anos
Encontro de Trump e Lula será nesta quinta-feira (7) em Washington
Diplomacia Encontro de Trump e Lula será nesta quinta-feira (7) em Washington
Eclipse solar total mais longo do século será em 2027
Astronomia Eclipse solar total mais longo do século será em 2027
Mais Lidas
Santana de Parnaíba instala faixas de pedestres inteligentes
Tecnologia no trânsito Santana de Parnaíba instala faixas de pedestres inteligentes
Incêndio em pátio da Localiza assusta moradores de Alphaville durante a madrugada
Segurança Incêndio em pátio da Localiza assusta moradores de Alphaville durante a madrugada
TRE-SP mantém cassação de prefeito e vice de Barueri e inelegibilidade de Furlan
Política regional TRE-SP mantém cassação de prefeito e vice de Barueri e inelegibilidade de Furlan
Barueri aprova política permanente de Justiça Restaurativa
Mediação de conflitos Barueri aprova política permanente de Justiça Restaurativa