São Paulo | 24ºC
Ter, 21 de Julho
Celebração

Festa de Santa Ana acontece de 24 a 26 de julho em Parnaíba

21 jul 2026 - 10h57 Aliz Lambiazzi   atualizado às 11h50
Festa de Santa Ana acontece de 24 a 26 de julho em Parnaíba Festa é uma das mais tradicionais no município (Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santana de Parnaíba)

Fé, tradição e cultura popular vão tomar conta do Centro Histórico de Santana de Parnaíba entre os dias 24 e 26 de julho (sexta, sábado e domingo), durante a Festa da Padroeira Santa Ana, uma das celebrações religiosas mais importantes do calendário do município.

A programação reúne atividades litúrgicas, atrações culturais e momentos de confraternização para moradores e visitantes distribuídos entre a Igreja Matriz, Praça 14 de Novembro e o Centro Histórico.

Além das celebrações religiosas, o evento contará com quermesse nos três dias de festa. As barracas funcionarão das 18h às 22h na sexta-feira (24), das 16h às 22h no sábado (25) e das 11h às 22h no domingo (26).

A abertura das comemorações acontece na sexta-feira (24), com a novena, às 19h30, celebrada pelo padre Adriano Ferreira Rodrigues.

No sábado (25), dedicada a São Cristóvão, protetor dos motoristas, a programação inclui uma nova edição da novena, desta vez conduzida pelo padre Renan Martins Vieira, às 18h, seguida da tradicional carreata e bênção dos motoristas, um dos momentos mais aguardados da festa.

Programação reúne atividades litúrgicas, atrações culturais e momentos de confraternização Divulgação / Prefeitura de Santana de Parnaíba

Dia da padroeira concentra as principais celebrações

O ponto alto da programação será no domingo (26), Dia de Santa Ana. As atividades começam às 6h, com o repique dos sinos e a alvorada pelas ruas do Centro Histórico.

Ao longo do dia, os fiéis poderão participar de missas às 7h30, 10h e da Santa Missa Solene da Padroeira, às 17h, que antecede a tradicional procissão pelas ruas da cidade, marcada para as 18h20.

A programação também reserva espaço para a cultura regional. Após o café caipira, às 9h, acontece o 3º Festival de Música Caipira, com apresentações dos finalistas e premiação dos vencedores na parte da tarde.

O encerramento da festa será às 19h30, com um show seguido de queima de fogos, encerrando três dias de homenagens à padroeira.

A Festa de Santa Ana é uma das manifestações religiosas mais tradicionais de Santana de Parnaíba e integra o patrimônio cultural do município. Todos os anos, o evento reúne milhares de pessoas entre moradores, romeiros e turistas, fortalecendo a identidade histórica da cidade e preservando costumes transmitidos ao longo de gerações.

Programação

Festa de Santa Ana

- 24 de julho (sexta-feira)
Quermesse: das 18h às 22h
19h30 – Novena, com o padre Adriano Ferreira Rodrigues

- 25 de julho (sábado)
Quermesse: das 16h às 22h
18h – Novena em homenagem a São Cristóvão, com o padre Renan Martins Vieira
Carreata e bênção dos motoristas

- 26 de julho (domingo)
6h – Repique dos sinos e alvorada
7h30 – Santa Missa
9h – Café caipira
10h – Santa Missa
10h às 11h – Credenciamento para o 3º Festival de Música Caipira
11h30 às 13h30 – Apresentação dos finalistas
14h30 – Premiação do festival
17h – Santa Missa Solene da Padroeira
18h20 – Procissão
19h30 – Show e queima de fogos
Quermesse: das 11h às 22h

Leia Também
Fifa abre investigação contra Argentina após confusão na final da Copa do Mundo
Pós-final Fifa abre investigação contra Argentina após confusão na final da Copa do Mundo
Rodri supera Messi e é eleito o melhor jogador da Copa do Mundo 2026; veja os demais premiados
Reconhecimento Rodri supera Messi e é eleito o melhor jogador da Copa do Mundo 2026; veja os demais premiados
Dedé Santana celebra 90 anos com espetáculo que une circo, música e tecnologia em São Paulo
Em cartaz Dedé Santana celebra 90 anos com espetáculo que une circo, música e tecnologia em São Paulo
Madonna abre show do intervalo da Copa ao lado de Ronaldo e Ronaldinho
Presença brasileira Madonna abre show do intervalo da Copa ao lado de Ronaldo e Ronaldinho
Final da Copa terá transmissão ao vivo em cinemas
Copa na telona Final da Copa terá transmissão ao vivo em cinemas
Argentina consegue virada épica e disputará 2ª final seguida de Copa
Decisão mundial Argentina consegue virada épica e disputará 2ª final seguida de Copa
Cineteatro Coronel Raymundo é reinaugurado em Santana de Parnaíba nesta sexta (17)
Patrimônio Cineteatro Coronel Raymundo é reinaugurado em Santana de Parnaíba nesta sexta (17)
Integrante da Família Lima traz concerto gratuito a Barueri
Música Integrante da Família Lima traz concerto gratuito a Barueri
Laura Pausini se apresenta na final da Copa do Mundo; veja todos os artistas
Show Laura Pausini se apresenta na final da Copa do Mundo; veja todos os artistas
Inglaterra e Argentina têm duelo histórico por vaga na final da Copa nesta quarta (15)
Choque de campeãs Inglaterra e Argentina têm duelo histórico por vaga na final da Copa nesta quarta (15)
Mais Lidas
Câmeras ajudam GCM a prender procurado em Santana de Parnaíba
Detectado Câmeras ajudam GCM a prender procurado em Santana de Parnaíba
Barueri amplia arborização para enfrentar mudanças climáticas
Meio ambiente Barueri amplia arborização para enfrentar mudanças climáticas
Barueri terá licenciamento urbanístico digitalizado a partir de agosto
SERVIÇOS ON-LINE Barueri terá licenciamento urbanístico digitalizado a partir de agosto
Onça-parda é vista na Aldeia da Serra, em Barueri
Vida silvestre Onça-parda é vista na Aldeia da Serra, em Barueri