A medida entra em vigor a partir de 21 de janeiro e não há previsão de retomada
(Imagem: Divulgação)
O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (14), a suspensão temporária na emissão de vistos para cidadãos de 75 países — entre eles o Brasil. A informação foi divulgada pela rede norte-americana Fox News, que teve acesso a um memorando do Departamento de Estado.
Segundo o documento, a medida entra em vigor a partir de 21 de janeiro e não há previsão de retomada. O Departamento de Estado ainda não detalhou se a suspensão afetará todos os tipos de visto, incluindo os de turismo.
A pausa, segundo o memorando, tem caráter provisório e servirá para revisar os critérios de concessão de vistos a estrangeiros, como parte de um processo de reavaliação da política migratória do país.
Além do Brasil, países como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia também estariam na lista. Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Embora os Estados Unidos ainda não tenham confirmado oficialmente as restrições de visto, a nova estratégia de defesa e política externa dos EUA, publicada pelo governo de Donald Trump em dezembro de 2025, previa o aumento de restrições de entrada de imigrantes.
A expectativa de analistas é que, ao longo de 2026, Trump volte suas políticas anti-imigração para restrições à entrada de estrangeiros e à concessão de vistos.