Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Na terça-feira (26), Barueri completou 75 anos de emancipação político-administrativa e tem diferentes motivos para comemorar. Nos últimos anos, a cidade tem se destacado em diferentes setores.
Com 316.473 habitantes, de acordo com dados do Censo 2022, Barueri é a 7ª cidade mais rica do país – excluindo as capitais -, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 58 bi (0,64% do PIB nacional), segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados de 2021.Além disso, só no ano passado, a cidade conquistou grandes títulos. Barueri ficou em primeiro lugar no quesito economia no Ranking Connected Smart Cities, que mapeia os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Entre os destaques está a independência do setor público, crescimento do número de empresas em 3,93% e de 3,27% nos empregos em 2023. A cidade também ficou em 6º em saúde.
Barueri também foi considerada a cidade mais sustentável do país, segundo Ranking de Cidades Sustentáveis 2023, ficando em 1° lugar entre 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes consideradas no levantamento.
Nesta lista de títulos entra ainda o 3° lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. De acordo com a pesquisa, entre os principais potenciais apontados, está a inserção econômica, sustentabilidade fiscal, inovação e dinamismo econômico, qualidade da educação e acesso à educação.
Segurança
Outro destaque em Barueri está relacionado à segurança. O "Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil", divulgado em agosto do ano passado, revelou que Barueri está entre as dez cidades mais seguras do país.
De acordo com a pesquisa, o município ocupa a 9ª colocação no ranking geral das cidades com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, em que são registrados 7,4 assassinatos por cada 100 mil habitantes.
Leia Também
Tendência
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Evolução
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
Novos alunos
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Potência
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Destaque
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade