O cineasta, roteirista e crítico de cinema franco-suíço Jean-Luc Godard faleceu em 2022 aos 91 anos, mas seu legado transcendeu o cinema, influenciando até mesmo empreendedores do mercado imobiliário no Brasil.
O bairro de Alphaville recebeu seu nome em homenagem ao famoso filme do cineasta, embora a produção retratasse uma distopia. Alphaville foi concebido em 1973 pelos engenheiros Renato Albuquerque e Yojiro Takaoka, inspirados na produção que mostra uma cidade comandada por um computador, o Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. A escolha do nome pode parecer irônica, mas refletia a ideia de uma "cidade do futuro" que estava na moda na época, especialmente devido à recente fundação de Brasília. A indicação do nome partiu de José Almeida Pinto, sócio de um dos arquitetos que trabalharam no projeto urbanístico do local.
Hoje, após 50 anos de sua criação, Alphaville é o maior polo de condomínios do Brasil, composto por residenciais de alto padrão que incorporam a visão de uma cidade ideal, de acordo com seus criadores.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade