Com uma frota de 176.427 veículos, de acordo com dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os mais recentes, e uma cidade que não para de crescer, a mobilidade urbana é um dos principais desafios enfrentados em Barueri. Como forma de melhorar o trânsito no município e se projetar para o futuro, a gestão tem investido em diferentes obras.
É o caso da construção de uma via que interligará a Av. Café do Ponto, paralela à rodovia Castello Branco, até a ponte Antônio Macedo Arantes, que leva até a Al. Tocantins. Serão 280 metros de extensão e 14 metros de largura para o leito carroçável, com um trecho aéreo (viaduto) de acesso às atuais alças da ponte.De acordo com a prefeitura, a obra proporcionará uma rota alternativa ao tráfego da R. da Prata para motoristas que saem da Castello e acessam Alphaville pela ponte e vice-versa. "Essa é uma obra para o segundo semestre e deverá, juntamente com a remodelação da Rua da Prata, trazer uma enorme melhoria para o trânsito, inclusive em Alphaville", apontou a gestão.
Um plano de recapeamento também está sendo realizado na cidade. As obras fazem parte de um convênio da prefeitura com o governo federal que tem como objetivo contribuir com o crescimento da região e ainda oferecer maior conforto e segurança aos motoristas.
Entre as ruas que receberão o serviço estão a Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, no Tamboré, Al. República do Chile, na Chácaras Peróba, e a Estrada Dr. Cícero Borges de Moraes, na Vila Ceres.
"No último ano, a Secretaria de Obras fez recapeamento em diferentes vias arteriais da cidade, como Avenida Exército Brasileiro, Alameda Araguaia e Avenida Chico Mendes", disse.
Extensão das marginais
Outra obra que deve interferir no tráfego local é a da extensão das marginais da Rodovia Castello Branco entre o km 23 até o km 32, em ambos os sentidos. Atualmente, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) está discutindo com a Concessionária ViaOeste a revisão dos projetos básicos apresentados.
"Quanto à temporalidade para que todos os trâmites sejam seguidos e atendidos, estima-se para o primeiro semestre de 2022, que tais investimentos tenham seu início", afirmou a agência.
Leia Também
Tendência
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Evolução
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
Novos alunos
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Potência
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Destaque
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade