Barueri, município destaque no cenário estadual, que celebrou 71 anos nesta quinta-feira, 26 de março, tem se mostrado uma cidade à frente do seu tempo há mais de duas décadas, quando lançou um pacote de incentivos fiscais que atraiu centenas de empresas, entre os anos 1983 e 1988, e apontou a vocação da cidade.
Em seu primeiro mandato, o prefeito Rubens Furlan, baixou a alíquota do ISS (Imposto de Serviços), que era de 5%, para 0,5%, e pouco tempo depois, para -0,25%. A medida contribuiu para a formação de um forte polo econômico, entre os maiores do país. São mais de 31 mil empresas instaladas na cidade, sendo cerca de 10 mil na região de Alphaville e 3,6 mil no Tamboré, segundo levantamento da prefeitura. O maior segmento identificado foi na área de prestação de serviços: apoio comercial, financeiro e administrativo, em segundo lugar, aparece o ramo da construção civil. De 2016 para 2019, a quantidade de companhias em Barueri saltou de 19,6 mil para 31,3 mil.
A área de educação, segmento priorizado pela gestão municipal, é a 'bola da vez', recebendo investimentos consideráveis. Tanto, que a cidade é destaque acima da média nacional em diversos itens relacionados a educação. A razão entre as matrículas de crianças de 0 a 3 anos em creche e o número de alunos dessa faixa etária no município em 2018 foi igual a 56,6%, maior que a média do estado. 7.833 crianças estavam fora da creche na cidade nesse ano, o que representa 0,66% sem acesso à unidade no estado. Na pré-escola, a proporção entre as matrículas de estudantes de 4 a 5 anos na pré-escola e o número de crianças dessa faixa etária no município em 2018 foi igual a 117,4%, superior ao índice estadual. Nenhuma criança estava fora da pré-escola no município no período citado.
Quando analisado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Barueri anotou o indicador do Ensino Fundamental I na rede pública igual a 6.5 em 2017, mesma média estadual. 26.049 estudantes estavam matriculados na rede pública dessa etapa de ensino no município, o que representa 1.1% do estado.
Tecnologia na sala de aula
Para alcançar bons resultados, Barueri vem investindo em tecnologia nas salas de aula. A cidade foi a primeira do Brasil a implantar a plataforma do Google for Education, que possibilita aos educadores manter o aprendizado personalizado, e os alunos ganham mais tempo para aprender. "Compramos chromebooks e tem ainda as lousas eletrônicas e aparelhos para videoconferência. Nossos alunos têm tudo para ter acesso a tecnologia. Estamos fazendo um esforço muito grande", disse o prefeito.
Investimentos na Saúde
Em um cenário diferente do visto no Brasil, a Saúde, Barueri também se mostra visionária, há quase 20 anos com programas e construção de unidades especiais para oferecer melhor atendimento à população.
De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo registrou 6.680 mil óbitos infantis e 348 mortes maternas no ano de 2017. A Taxa de Mortalidade Materna no estado teve uma trajetória recente de crescimento com piora no ranking nos estados. Já em Barueri, entre 2007 e 2017, foi registrada uma variação de 28,3% na Taxa de Mortalidade Infantil e 0% na Taxa de Mortalidade Materna. Em números absolutos, a variação foi de -9 óbitos infantis e zero óbitos maternos. "Neste ano, trouxemos importantes equipamentos para o município, como o Centro de Diagnósticos, além de outras unidades. Em breve, entregaremos o Centro de o convênio para construir aqui o Hospital Regional, em parceria com o Estado", concluiu o prefeito.
Segurança
Um dos desafios impostos pelo Programa Parcerias Municipais, do qual Barueri é integrante, é reduzir os índices de criminalidade, por meio da união de esforços. O município teve uma taxa de roubos de 381 em 2018, menor que a média do estado. Foram registrados 992 crimes nesse ano, 0,3% do total de roubos no estado. Ainda diminuiu índices como de homicídio doloso e furtos em geral. "Investimos na Central de Videomonitoramento, aumentamos o número de câmeras instaladas nos bairros. Estas ações foram implantadas para aumentar a sensação de segurança dos moradores da região. Foram colocados equipamentos fixos e OCRs. As domes (câmeras 360 graus) estão posicionadas em pontos como as Avenidas dos Pássaros, dos Pinheiros, dos Lagos, entrada da Aldeia da Serra e saída para Santana de Parnaíba", destacou a gestão.
Todas as câmeras são integradas a Central de Videomonitoramento de Barueri. Por lá, tudo é monitorado por agentes da Guarda Municipal (GCM), que consegue atuar de forma efetiva quando há alguma ocorrência. Além do trabalho em conjunto com o Estado, por meio do Sistema Detecta, que identifica irregularidades em veículos, como quando a placa consta produto de roubo, por exemplo.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade