Neste ano, o Colégio Árvore de Ideias abriu sua segunda unidade em Cajamar, que atende o Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio, com o apoio pedagógico do Sistema Etapa. A história da escola nasceu do sonho de uma família de educadores, que uniram suas expertises para colocar em prática um ensino diferenciado, com metodologia própria embasada em pesquisas de neurociência. A proposta contempla a colaboração, convivência em grupo e a importância da sustentabilidade. A unidade matriz da Árvore de Ideias foi inaugurada em 2014, que atende alunos do berçário à fase V e é administrada pela matriarca da família, Tamar Ricci.
A sócia proprietária do colégio, Samara Ricci, conta que buscou forças e entusiasmo, quando lutou contra uma doença grave, para não desistir da fundação do colégio porque sua missão é "semear ideias inovadoras com raízes sólidas e caule vívido estável, capaz de proporcionar às pessoas as suas próprias criações de ideias desenvolvendo um mundo melhor para si e para todos. Queremos ir além e desenvolver projetos sociais para a comunidade carente".
METODOLOGIA
O método de ensino é próprio e embasado em pesquisas de neurociência, que estimulam o cérebro por meio de processos que consideram os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais.
RECURSOS
Os espaços de aprendizagem foram pensados com detalhes, de forma personalizada, as salas rotativas interativas, desde o berçário até o Ensino Médio, contam com cores especiais e temas diversos, que são alterados a cada semestre. Os alunos contribuem, escolhendo as músicas e os assuntos propostos em um pote de ideias. Também são utilizados recursos de reciclagem, com o apoio do projeto Coletando.org, idealizado pelo irmão da diretora, Saulo Ricci. Os itens para serem reciclados são levados pelos pais dos estudantes, o que proporciona o envolvimento da comunidade com o meio ambiente. "Juntamos tecnologia e educação em parceria com uma plataforma Little Maker, temos projetos culturais como música, fanfarra, dança e teatro, tudo inserido na grade curricular", falou a proprietária.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade