Desde fevereiro de 2021, a Mitsubishi Electric do Brasil, que tem escritório em Barueri, já entregou mais de 20 mil certificados em 23 cursos de sua plataforma de treinamentos gratuitos a distância.
Apesar da organização investir na oferta de cursos presenciais desde 2017, formando cerca de mil alunos por ano, a chegada da pandemia levou à Mitsubishi a adaptar o modelo para o Ensino a Distância, atraindo milhares de pessoas em busca de conhecimento sobre automação industrial. Inicialmente, os cursos eram ministrados nas escolas técnicas e universidades e, posteriormente, passaram a ser feitos nas instalações da empresa em Barueri.
Hélio Sugimura, gerente de marketing da Mitsubishi Electric Brasil, comenta que muitas pessoas, contudo, tinham interesse pelas formações e não conseguiam comparecer presencialmente. "A possibilidade de realizar os cursos de forma on-line ampliou o acesso a engenheiros, técnicos e para o público geral", explica Sugimura.
Ele comenta que muitas pessoas, contudo, tinham interesse pelas formações e não conseguiam comparecer presencialmente. "A possibilidade de realizar os cursos de forma on-line ampliou o acesso a engenheiros, técnicos e para o público geral", explica Sugimura.
A mudança trouxe frutos positivos. "Ampliamos nossa cobertura geográfica, oferecemos flexibilidade de horário e recebemos diversos depoimentos de alunos de outros estados e até de outros países de língua portuguesa, como Portugal e Angola", conta Sugimura.
A aposta da corporação
Thiago Turcato, gerente de suporte técnico e de treinamentos, explica que os cursos surgiram da necessidade de transformar a teoria em prática e que, no estudo para o formato on-line, foram priorizadas as simulações. "A proposta é pegar uma máquina, embarcar uma simulação em um software e, a partir disso, desenvolver exercícios. Com isso, o aluno tem um software demo que simula o real e, em termos de aprendizado, tem uma experiência muito mais rica", destaca Turcato
De olho no mercado de trabalho
Os cursos também são muito procurados por profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. "Os cursos sempre foram abertos a todos os interessados, não importa se é um jovem aprendiz ou um profissional em busca de atualização. E o mercado também gosta muito, porque sabem que poderão contar com profissionais com conhecimento nos equipamentos", aponta Sugimura.
Atualmente, a plataforma EAD disponibiliza 23 cursos gratuitos, entre os níveis Iniciante, Básico e Intermediário, com entrega de certificado após avaliação. A cada dois meses um novo curso é inserido na plataforma, e os temas são definidos a partir da demanda do mercado pelos produtos e lançamentos.
Leia Também
Osasco e Barueri estão entre as "top five"campeãs de emprego
BC bloqueia 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas
Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano
Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente