O Pix, sistema de pagamento eletrônico criado pelo Banco Central, está sendo vítima de um novo golpe, denunciou a fintech Nubank em seu site.
De acordo com a empresa, criminosos especializados em golpes digitais vêm espalhando mensagens e vídeos sobre um suposto defeito (bug) no Pix que permitiria ao usuário receber dinheiro em dobro na sua conta, utilizando transferências eletrônicas com chave aleatória.
A medida induz os usuários do novo recurso a transferirem dinheiro para as contas dos golpistas.
As mensagens chamam a atenção do internauta ao afirmarem que é possível fazer a transferência de dinheiro em dobro para uma conta Pix por causa de falhas no software ou nos sistemas dos bancos que usam o Pix.
"Quem transfere o dinheiro para as chaves para 'testar' se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para os golpistas", alerta a fintech. "Em resumo: não existe o tal bug do Pix ou das chaves aleatórias. Os criminosos usam a chamada 'engenharia social', o fato de que a mensagem é chamativa e altamente compartilhável, para enganar as pessoas e receber transferências", informou.
Segundo a Nubank, os vídeos, em especial, usam truques para convencer os incautos, exibindo uma transferência quando na verdade são feitas duas para mostrar o suposto resultado "em dobro".
Leia Também
Osasco e Barueri estão entre as "top five"campeãs de emprego
BC bloqueia 1.630 tentativas de abertura de contas fraudulentas
Estado cria mais de 500 mil vagas de emprego no ano
Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11%
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente