De acordo com um novo estudo da App Annie, os jogos para celular hoje são responsáveis por 10% do tempo e 74% das finanças gastos pelos usuários com smartphones. Os chamados "mobile games" podem chegar a ocupar 60% das vendas totais de apps até o fim de 2019.
A culpa desta expansão cada vez maior do mercado reside em parte no boom de games casuais e dos dotados de cross-plataform, que permite que jogadores de consoles e PCs carreguem seu tempo gasto com os jogos para o celular. O curioso é que apesar disso os mobile games ainda não são os principais aplicativos responsáveis por tomar tempo dos usuários nos smartphones, sendo facilmente superados pelas redes sociais (que tomam 50% do tempo do público) e os reprodutores e os softwares de edição de vídeo (15%).
Mesmo em terceiro na corrida principal, os números dos jogos de celular ainda são impressionantes. A média mundial de games jogados pelo público é de 2 a 5 apps por mês, com o público de países como França, Estados Unidos e Reino Unido contando com até 8 jogos instalados simultaneamente no smartphone – no Brasil, enquanto isso, são jogados cerca de 4 games ao mês com 5 instalados.
Em termos de idade, a maior parte do público de mobile games hoje se encontra na idade dos 25 anos para cima, com muitos não se classificando como gamers no processo.