São Paulo | 24ºC
Qui, 05 de Novembro
Letalidade

Febre maculosa já matou 17 pessoas em SP neste ano

17 jul 2026 - 11h38 Aliz Lambiazzi   atualizado às 12h33
Febre maculosa já matou 17 pessoas em SP neste ano Os óbitos foram registrados em diferentes regiões paulistas (Imagem: Olga Kononenko/ Unsplash)

A febre maculosa voltou a preocupar as autoridades de saúde em São Paulo.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que, entre janeiro e julho deste ano, a doença provocou 17 mortes no Estado, dentre os 18 casos confirmados, o que evidencia a alta letalidade da infecção transmitida pelo carrapato-estrela.

Os óbitos foram registrados em diferentes regiões paulistas. As áreas de vigilância epidemiológica de Piracicaba, Sorocaba e Campinas concentraram três mortes cada. Também houve registros nas regiões de Santo André e São José dos Campos, enquanto parte dos casos ainda está sob investigação para identificar o provável local da infecção.

Embora o número de mortes seja inferior ao registrado em todo o ano passado, quando São Paulo contabilizou 44 óbitos entre 61 casos confirmados, a taxa de mortalidade continua chamando a atenção. Entre 2020 e 2025, o Estado notificou 489 casos de febre maculosa, dos quais 244 terminaram em morte.

A vítima mais recente foi o engenheiro civil Rubens Allan Bizarro, de 37 anos, morador de Americana. Ele morreu no dia 30 de junho após permanecer internado no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A confirmação de que a causa da morte foi febre maculosa ocorreu nesta semana, após análise realizada pelo Instituto Adolfo Lutz. O local onde ocorreu a infecção ainda é investigado pelas autoridades sanitárias.

A doença é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii e é transmitida pela picada do carrapato-estrela infectado. Capivaras, cavalos e outros mamíferos podem servir de hospedeiros para o carrapato, mas não transmitem diretamente a doença às pessoas.

O carrapato estrela é o transmissor da febre maculosa Divulgação SP

Transmissão, sintomas e precauções

A infecção costuma ocorrer em áreas de mata, pastagens, margens de rios, parques e locais com vegetação alta, onde há maior circulação desses animais.

Os primeiros sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores no corpo, náuseas e mal-estar. Com a evolução da doença, podem surgir manchas avermelhadas na pele, principalmente nas mãos e nos pés, além de complicações graves.

Como os sintomas iniciais se parecem com os de outras infecções, o diagnóstico precoce é considerado fundamental para aumentar as chances de recuperação. O tratamento deve ser iniciado assim que houver suspeita clínica, sem esperar a confirmação laboratorial.

Para reduzir o risco de infecção, a orientação é evitar caminhar em áreas com vegetação alta ou com presença de carrapatos sem proteção adequada. Quando isso for inevitável, recomenda-se usar calças compridas, roupas claras, botas e inspecionar o corpo e as roupas ao deixar o local. Caso um carrapato seja encontrado, ele deve ser retirado o mais rápido possível, com cuidado para não esmagá-lo, reduzindo o risco de transmissão da bactéria.

Leia Também
Suspeito de agredir idoso em Osasco está em regime aberto após condenação por homicídio
Violência reincidente Suspeito de agredir idoso em Osasco está em regime aberto após condenação por homicídio
Trevo de Alphaville tem todos os acessos liberados após conclusão de obras no km 23 da Castello Branco
Mobilidade Trevo de Alphaville tem todos os acessos liberados após conclusão de obras no km 23 da Castello Branco
Segunda morte é confirmada após muro desabar em SP
Acidente fatal Segunda morte é confirmada após muro desabar em SP
Nova falha no Smart Sampa expõe imagens de 17 mil câmeras sem senha
SEGURANÇA DIGITAL Nova falha no Smart Sampa expõe imagens de 17 mil câmeras sem senha
Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Em Alphaville Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Aneel deve retomar votação do processo sobre Enel São Paulo no dia 17
Indefinição Aneel deve retomar votação do processo sobre Enel São Paulo no dia 17
Motoristas têm até 16 de novembro para pagar free flow atrasado sem multa
PRAZO FINAL Motoristas têm até 16 de novembro para pagar free flow atrasado sem multa
Ciclovia em Alphaville deve ser finalizada no próximo mês
Mobilidade Ciclovia em Alphaville deve ser finalizada no próximo mês
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano
Resíduos sólidos Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano
Mais Lidas
Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Projeto Trem Intercidades: inclusão de parada em Barueri depende de definição do Estado
Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Em Alphaville Barueri publica edital para fazer ponte sobre o Rio Tietê; obra ainda não tem data para começar
Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
ACIDENTE FATAL Ciclista morre após ser atingido por carreta que tombou no Rodoanel, em Barueri
Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano
Resíduos sólidos Usina de lixo de Barueri chega a 88% das obras e prevê testes no fim deste ano