São Paulo | 20ºC
Sáb, 22 de Agosto
Alerta

Em uma semana, Barueri tem alta de 50% dos casos de Monkeypox

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, nesta quarta-feira (3), Barueri tinha seis casos confirmados da doença, ante quatro na semana anterior

05 ago 2022 - 08h10   atualizado em 02/12/2025 às 09h48
Em uma semana, Barueri tem alta de 50% dos casos de Monkeypox A Secretaria de Estado da Saúde informou que o principal sintoma da doença é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas (Foto: Freepik)

Nesta segunda-feira (1/8), o Ministério da Saúde publicou orientações sobre a Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, para profissionais da saúde, gestantes, lactantes e puérperas. Entre as recomendações, está o uso de máscaras e de preservativos em todos os tipos de relações sexuais. Além disso, no dia 29, o órgão ativou o Centro de Operação de Emergências (COE) para elaboração do Plano de Contingência do surto da doença no país e anunciou a compra de 50 mil doses de vacina. 

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, nesta quarta-feira (3), Barueri tinha seis casos confirmados da doença, ante quatro na semana anterior, alta de 50%. Na região são oito em Carapicuíba, sete em Cotia, 11 em Itapevi, um em Jandira e 17 em Osasco, chegando a um total de 44. Santana de Parnaíba segue sem ocorrências. Em todo o estado, já são 1.184 casos confirmados. 

A pasta informou que o principal sintoma da doença é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, além de caroço no pescoço, axila e virilhas, febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e dores musculares. 

Testes

Neste mês, a Dasa, maior rede de saúde integrada do país, lançou o teste PCR em suas unidades de diagnósticos para detecção da Monkeypox. Eles estão disponíveis nos laboratórios Delboni, Lavoisier, Salomão Zoppi e Alta Diagnósticos.

Segundo a empresa, a confirmação laboratorial é feita com a coleta de amostras cutâneas para realização de PCR. Os exames deverão ser agendados, com apresentação obrigatória do pedido médico e do código gerado após o preenchimento do formulário, feito pelo médico solicitante direto no redcap, plataforma do Ministério da Saúde. 

Por conta do protocolo e da logística da realização dos exames, os resultados são disponibilizados em 24 horas em São Paulo e no interior.

Leia Também
São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Na disputa São Paulo tem 1.118 candidatos a deputado federal nas eleições de 2026
Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Aviação Ônibus atinge asa de Boeing 737 durante embarque em Guarulhos
Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
Virada no clima Ciclone e frente fria vão mudar o tempo na regiões Sul e Sudeste
PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Combate ao crime PM intensifica ações policiais nas cidades da região
Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Universidade Fuvest abre inscrições para vestibular 2027 com 8,1 mil vagas na USP
Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Campanha nacional Dia D de multivacinação acontece neste sábado (22) em todo o país
Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Contrato Corinthians renova com Memphis Depay até julho de 2028
Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Uso do solo Barueri está entre as cidades com maior densidade urbana do Brasil
Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Últimos dias Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (20)
Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Fatalidade Caminhão atinge passarela na Fernão Dias e acidente deixa dois mortos
Mais Lidas
Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Fiscalização de trânsito Operação em Barueri fiscalizou 121 condutores e recolheu 13 veículos
Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Promessa nacional Jovem de Santana de Parnaíba chega à seleção brasileira de patinação
Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Crime ambiental Homem é preso após suspeita de provocar incêndio no Suru, em Santana de Parnaíba
Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis
Folha Content Revisão da avaliação da SPU pode reduzir o valor do foro pago por proprietários de imóveis