São Paulo | 20ºC
Sáb, 10 de Outubro
Nas Unidades Básicas de Saúde

Barueri inicia Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes na segunda-feira (8)

Na ocasião serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação para a faixa etária, como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras 

03 ago 2022 - 08h49   atualizado em 02/12/2025 às 09h48
Barueri inicia Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes na segunda-feira (8) Segundo a gestão, as iniciativas de promoção da vacinação se justificam pelos baixos índices de cobertura vacinal das crianças e adolescentes no país, cenário que se repete em Barueri (Foto: Karina Borges/Secom Barueri)

A partir da próxima segunda-feira (8), a Prefeitura de Barueri dá início às campanhas Nacional de Vacinação, contra a Poliomielite, e da Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, menores de 15 anos.

Já no dia 20, um sábado, está programado o dia "D" de Mobilização Nacional. As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento de cada unidade. 

Segundo a gestão, as iniciativas de promoção da vacinação se justificam pelos baixos índices de cobertura vacinal das crianças e adolescentes no país, cenário que se repete em Barueri.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, afirmou que "é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal preconizado nesse calendário".

A coordenadora de Vigilância em Saúde ressalta também que o Brasil foi pioneiro na incorporação de diversos imunizantes no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um dos poucos países no mundo a oferecer à população uma grande variedade de imunizantes, específicas para cada fase da vida. "Sempre é relevante lembrar que temos doenças controladas no Brasil e no mundo que podem voltar se o pacto coletivo de prevenção de doenças for quebrado quando as pessoas param de ser imunizadas", avaliou.

Calendário
Na ocasião serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, hepatite A e B, tuberculose, febre amarela, entre outras.

Covid-19
A campanha de vacinação acontece junto com a realização da imunização contra a Covid-19, sendo que as doses podem ser administradas de maneira simultânea com as demais. A Prefeitura está vacinando contra a Covid-19 as crianças a partir de cinco anos e também disponibiliza a quarta dose (ou segunda dose adicional) para adultos de 35 anos ou mais.

Nesses casos, a vacina pode ser tomada após quatro meses da terceira dose. Quem teve Covid recentemente precisa aguardar 30 dias após o fim dos sintomas, e aqueles que estiverem com sintomas gripais também precisam esperar a interrupção desses sinais.



Leia Também
'O Pequeno Príncipe' terá concerto gratuito na Sala São Paulo neste domingo (11)
Cultura 'O Pequeno Príncipe' terá concerto gratuito na Sala São Paulo neste domingo (11)
Castello Branco espera 1,08 milhão de veículos no feriadão
Feriado prolongado Castello Branco espera 1,08 milhão de veículos no feriadão
Feriado de 12 de outubro altera serviços públicos e bancos; veja o que abre e fecha
Expediente Feriado de 12 de outubro altera serviços públicos e bancos; veja o que abre e fecha
Engavetamento com cinco veículos causa 10 km de congestionamento na Castello Branco
TRÂNSITO Engavetamento com cinco veículos causa 10 km de congestionamento na Castello Branco
Linhas 1-Azul e 5-Lilás do metrô de SP amanhecem com falhas na manhã desta sexta-feira
Transtorno Linhas 1-Azul e 5-Lilás do metrô de SP amanhecem com falhas na manhã desta sexta-feira
Mostra 3M de Arte tem obras gigantes e interativas para o Dia das Crianças no Villa-Lobos
PASSEIO Mostra 3M de Arte tem obras gigantes e interativas para o Dia das Crianças no Villa-Lobos
Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
INVESTIGAÇÃO Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
Rodoanel Oeste deve receber 911 mil veículos no feriado de Nossa Senhora Aparecida
ESTRADAS Rodoanel Oeste deve receber 911 mil veículos no feriado de Nossa Senhora Aparecida
Elvis volta aos palcos em espetáculo que chega a São Paulo no final de outubro
REI DO ROCK Elvis volta aos palcos em espetáculo que chega a São Paulo no final de outubro
Tio de Guilherme Boulos morre após ser atropelado em briga de trânsito em SP
VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO Tio de Guilherme Boulos morre após ser atropelado em briga de trânsito em SP
Mais Lidas
Região Oeste da Grande SP elege seis deputados estaduais; Rogério Lins é o mais votado
Representatividade Região Oeste da Grande SP elege seis deputados estaduais; Rogério Lins é o mais votado
Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
INVESTIGAÇÃO Cinco corpos encontrados em sacos levantam suspeita de serial killer em SP
Após chuvarada de setembro, Cantareira deixa faixa de alerta
RESERVATÓRIOS Após chuvarada de setembro, Cantareira deixa faixa de alerta
Dois locais de votação de Santana de Parnaíba têm endereços novos
Eleições 2026 Dois locais de votação de Santana de Parnaíba têm endereços novos