São Paulo | 24ºC
Sáb, 14 de Fevereiro
Busca
Em 2021

Em Barueri, crescem os casos de crianças e adolescentes com Covid-19

 Até terça-feira (5), 784 crianças e 755 adolescentes foram infectados pela doença

08 out 2021 - 08h00   atualizado em 02/12/2025 às 09h44
Em Barueri, crescem os casos de crianças e adolescentes com Covid-19 Segundo especialista, comparado às outras faixas etárias, taxa de contaminação ainda é menor que adultos e idosos (Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Dados do Ministério da Saúde mostraram que, em seis meses, o Brasil registrou um aumento de 50% em internações de crianças menores de 9 anos por conta da Covid-19. Segundo informações da pasta, de janeiro a julho deste ano, 15.483 casos foram registrados, ante 10.352 de abril a dezembro de 2020. 

Assim como no país, Barueri também anotou um aumento nos casos e internações de crianças e adolescentes em decorrência da Covid-19. À reportagem, a prefeitura informou que, até terça-feira (5), 784 crianças de 0 a 12 anos foram infectadas pela doença, ante 254 no ano inteiro de 2020. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, já são 755 ocorrências positivas neste ano contra 241 no ano passado. 

Em relação às internações dessas faixas etárias citadas, de acordo com dados disponibilizados pela gestão, neste ano, foram 11 em decorrência da doença na cidade, sendo duas de casos graves. Já em 2020, a prefeitura destacou que ocorreram seis hospitalizações no município, sendo uma grave.

"Para as crianças, os cuidados devem ser os mesmos já recomendados a toda a população, que é permanecer com o distanciamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos e uso de álcool gel", afirmou a prefeitura. 

Especialista 

Segundo a pediatra Patrícia Consorte, com a volta às aulas presenciais, o aumento no número de casos entre crianças e adolescentes já era esperado. "Mas temos que ressaltar que, comparado às outras faixas etárias, a mortalidade entre crianças e adolescentes ainda é baixa e a própria taxa de contaminação ainda é menor que adultos e idosos", explicou. 

A especialista destacou que, com o início da vacinação entre os adolescentes, essas ocorrências devem diminuir. "Isso também ajudará no controle dos novos casos que estamos vendo nos idosos, que ainda estão recebendo a dose de reforço. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, melhor o controle da doença entre os que não podem ser vacinados. É a chamada imunidade indireta e, o que chamamos de proteção em casulo para recém-nascidos e crianças muito pequenos, com sistema imunológico ainda em maturação". 

Ainda de acordo com Patrícia, a melhor proteção ainda é o uso de máscaras e evitar aglomerações. "Em menores de 2 anos, não orientamos o uso de máscara", disse 

Leia Também
Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Limpeza Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Previsão Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Expediente Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Produto na piscina Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Investigação Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
Luto Morre James Van Der Beek, protagonista da série Dawson’s Creek
CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Transporte CPTM e Metrô terão operação 24 horas para o Carnaval
Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Luz Justiça mantém multa de R$ 95,8 milhões contra a Enel
Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado
Região Prefeitos do CIOESTE definem usina de reciclagem, cobram ações da ENEL e ampliam diálogo com o Estado
Grande SP terá reforço no abastecimento de água durante o Carnaval
Sabesp Grande SP terá reforço no abastecimento de água durante o Carnaval
Mais Lidas
Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Eixo viário Obras das futuras marginais da Castello Branco atingem 97% de avanço e entram na fase final
Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Santana de Parnaíba Rompimento de adutora causa interdição na Av. Marcos Penteado
Santana de Parnaíba recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de energia solar
Destaque Santana de Parnaíba recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de energia solar
Defesa Civil de SP coloca Santana de Parnaíba em estado de atenção para risco de deslizamentos
Chuvas Defesa Civil de SP coloca Santana de Parnaíba em estado de atenção para risco de deslizamentos