São Paulo | 19ºC
Ter, 30 de Junho
Cidades

73% dos moradores já viram alguma festa durante a pandemia

Enquete foi feita pela Folha de Alphaville. Em Barueri, não há lei que proíba ação

07 ago 2020 - 08h05   atualizado em 02/12/2025 às 09h40
73% dos moradores já viram alguma festa durante a pandemia Em Barueri, segundo a prefeitura, Guarda Municipal tem recebido muitos chamados por conta de festas (Foto: Michela Brígida/Arquivo Folha de Alphaville)
Não é difícil encontrar relatos de moradores de Alphaville que presenciaram a realização de festas em residências, mesmo quando a recomendação é manter o distanciamento social e evitar aglomerações por conta da pandemia da Covid-19. 

"Enquanto uns tomam os maiores cuidados, outros fazem festas e reuniões", disse um morador em um grupo do Facebook sobre um evento que estaria acontecendo no último fim de semana na região do 18 do Forte. 

Uma enquete feita na terça-feira (4) nas redes sociais da Folha de Alphaville revelou que 73% das pessoas que responderam a pesquisa já presenciaram alguma festa em meio à pandemia, enquanto 27% disseram que não. No total, 233 pessoas participaram da enquete. 

Em contato com à reportagem, a Prefeitura de Barueri informou que não há uma lei que proíba a realização de festas em residências, mesmo durante este período de pandemia. Mas, segundo a gestão, a Polícia Militar e a Guarda Municipal têm recebido muitos chamados, principalmente relacionados à perturbação do sossego.

"Como o caso está voltado à reunião em residência, nos leva a pensar em perturbação do sossego. Nesses casos cabe acionamento à PM ou à GCM", disse Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri.

Santana de Parnaíba
A Prefeitura de Santana de Parnaíba afirmou que, na cidade, a realização de festas está proibida conforme Decreto nº 4.401/2020. 

"O morador pode denunciar o estabelecimento no Departamento de Vigilância Sanitária, por meio do telefone 4154-6146, ou se for festa particular, acionando a GMC no telefone 153", informou. 

Leia Também
Cerca de 37% dos leitores da FA usariam bicicletas e patinetes elétricos no bairro
Mobilidade Cerca de 37% dos leitores da FA usariam bicicletas e patinetes elétricos no bairro
Rompimento de tubulação na tarde desta sexta (26) afetou abastecimento de água na região
Abastecimento de água Rompimento de tubulação na tarde desta sexta (26) afetou abastecimento de água na região
Governo de SP inaugura Avenida Pirarucu, nova ligação viária entre Barueri e Carapicuíba
Infraestrutura Governo de SP inaugura Avenida Pirarucu, nova ligação viária entre Barueri e Carapicuíba
Fuvest anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da USP em 2028
Educação Fuvest anuncia mudanças na segunda fase do vestibular da USP em 2028
Obras da Castello entram na reta final, mas conclusão do Trevo de Alphaville é adiada para agosto
Mobilidade Obras da Castello entram na reta final, mas conclusão do Trevo de Alphaville é adiada para agosto
Operação Falsa Las Vegas apura suspeitas em contratos e lavagem de dinheiro em Barueri
Investigação Operação Falsa Las Vegas apura suspeitas em contratos e lavagem de dinheiro em Barueri
Banco Digimais é alvo de operação da Polícia Federal nesta terça (23)
Investigação Banco Digimais é alvo de operação da Polícia Federal nesta terça (23)
Cinesystem oferece ingresso grátis para pessoas com calvície em sessões de Toy Story 5 hoje (22)
Cinema Cinesystem oferece ingresso grátis para pessoas com calvície em sessões de Toy Story 5 hoje (22)
Sorvetes Rochinha aposta na gastronomia afetiva no inverno com novos sabores
Gastronomia Sorvetes Rochinha aposta na gastronomia afetiva no inverno com novos sabores
Prefeituras estudam novo piscinão no Rio Cotia para reforçar combate às enchentes na região
Infraestrutura Prefeituras estudam novo piscinão no Rio Cotia para reforçar combate às enchentes na região
Mais Lidas
Governo de SP inaugura Avenida Pirarucu, nova ligação viária entre Barueri e Carapicuíba
Infraestrutura Governo de SP inaugura Avenida Pirarucu, nova ligação viária entre Barueri e Carapicuíba
Justiça proíbe Santana de Parnaíba de exigir cadastro municipal para acesso à saúde e educação
Decisão judicial Justiça proíbe Santana de Parnaíba de exigir cadastro municipal para acesso à saúde e educação
Show de Luzes no Parque Municipal Dom José nesta sexta (26) foi cancelado
Meio ambiente Show de Luzes no Parque Municipal Dom José nesta sexta (26) foi cancelado
Megafeirão de Emprego de Santana de Parnaíba terá mais de 10 mil vagas
Emprego Megafeirão de Emprego de Santana de Parnaíba terá mais de 10 mil vagas