São Paulo | 22ºC
Qui, 19 de Fevereiro
Busca
Cidades

Autoridades negam atuação de falsos agentes de saúde em Alphaville

Ouvidos pela reportagem, Polícia Civil, Secretarias de Segurança e associações negam golpe 

22 mar 2020 - 14h58   atualizado em 02/12/2025 às 09h41
Autoridades negam atuação de falsos agentes de saúde em Alphaville Pela segurança dos moradores do residencial 5, biometria não é utilizada; funcionários liberam a entrada
Em tempos de coronavírus e fake news, uma mistura que pode se mostrar perigosa, uma notícia dando conta da atuação de golpistas se passando por agentes de saúde, na tentativa de invadir os residenciais da região de Alphaville, colocou em polvorosa quem vive em Barueri e Santana de Parnaíba. Porém, em apuração feita pela reportagem da Folha de Alphaville, neste domingo (22), a notícia não se confirmou. "Falam muitas coisas, até que pessoas se passavam por agentes da vigilância, mas isso não aconteceu. A delegacia está aberta para atender a todos apenas com algumas restrições e ninguém procurou a delegacia com essa ocorrência", explicou o delegado do 2º DP, Ednelson de Jesus Martins. 

As Secretarias de Segurança de Barueri e Santana do Parnaíba também não têm conhecimento de casos.

A presidente do Conselho de Segurança Alphaville-Tamboré e da  Associação dos Condomínios Verticais de Alphaville e Tamboré (ACVAT), que reúne os síndicos residenciais, ambos de Barueri, Gislane Gandra Lima, disse que recebeu a informação do golpe por grupos de WhatsAPP. "Aqui em Alphaville não temos condomínios em que tenham entrado desta forma, atualizei as informações oficiais com a AREA, Polícias Civil e Militar e Guarda Municipal, não há Boletim de Ocorrência sobre isso. Mesmo assim, os síndicos foram rapidamente avisados sobre a questão, por meio de nossos grupos e associações, às vezes conseguimos prevenir antes que aconteça", disse. Gislaine.  

Precaução 

Fábio Catelan, presidente do residencial 5 e idealizador de um grupo que reúne presidentes de residenciais horizontais de Alphaville, do lado de Santana de Parnaíba, diz que o tempo é de precaução. "Além de discutirmos medidas que poderiam ser aplicadas para conter o avanço da doença, também lidamos com as questões de segurança ligadas ao tema".

Ele diz que sobre o acesso aos residenciais, a maior discussão hoje é sobre maneiras de evitar o maior número possível de pessoas entrando no condomínio. "Posso dizer que hoje 70% dos residenciais já proibiram obras nos condomínios. O objetivo é diminuir o maior número possível de pessoas entrando pela triagem", ressaltou. 

No residencial 5, por exemplo, Catelan, há uma orientação para que moradores evitem pedir muitas vezes os serviços de entrega. "Com o aumento do delivery, pelos tempos em que vivemos, as pessoas devem solicitar uma única vez todos os pedidos. Isso vai facilitar o trabalho da segurança e diminuir a circulação no condomínio. Nossa segurança em primeiro lugar", finaliza. 

Leia Também
Redes sociais concentraram quase 80% de anúncios falsos, revela Serasa Experian
Golpes digitais Redes sociais concentraram quase 80% de anúncios falsos, revela Serasa Experian
Cinza supera branco e se torna a cor mais escolhida na compra de carros 0 km
Ranking 2025 Cinza supera branco e se torna a cor mais escolhida na compra de carros 0 km
Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório
Exército Jovens que completam 18 anos em 2026 já podem realizar o alistamento militar obrigatório
Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
Comodato Detran-SP digitaliza registro do empréstimo de veículo
Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Setor aéreo Anac quer criar categoria de piloto específica para "carro voador"
Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Expediente Confira como vão funcionar os bancos durante o carnaval
Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Limpeza Ecovias Raposo Castello recolhe 189,9 toneladas de resíduos nas rodovias
Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Previsão Fim de semana deve ser de tempo firme na região e máxima de 30 graus
Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Produto na piscina Polícia indicia donos de academia onde mulher foi intoxicada
Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Investigação Latam demite piloto acusado de chefiar rede de abuso sexual infantil
Mais Lidas
Carnaval: Veja o que abre e o que fecha em Barueri
Serviços Carnaval: Veja o que abre e o que fecha em Barueri
Carnaval de Barueri tem programação confirmada para o dia 15 no Centro
Tradição Carnaval de Barueri tem programação confirmada para o dia 15 no Centro
Barueri: Rua da Prata e Av. Mário Sadanori Dói terão faixas interditadas
Obras Barueri: Rua da Prata e Av. Mário Sadanori Dói terão faixas interditadas
Carnaval em Santana de Parnaíba começa nesta sexta-feira (30)
Folia Carnaval em Santana de Parnaíba começa nesta sexta-feira (30)